Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Crianças expõe trabalhos inspirados em Nadir Afonso

Mais de duas mil crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do concelho de Bragança têm trabalhos expostos no Museu Abade de Baçal. “Olhar Nadir” é o nome da exposição que reúne desenhos, telas e um principalmente mobiles.
O mobile é um objecto suspenso utilizado para distrair os bebés no berço. No museu Abade de Baçal encontramos mobiles gigantes, suspensos no tecto. São feitos de cartão e pintados por cerca de 2 mil crianças. Depois de verem a exposição de Nadir Afonso em vistas ao museu a partir do passado mês de Outubro, o museu “foi à escola” e as crianças deram largas à imaginação.
“Fazemos um trabalho a partir dos conceitos do trabalho de Nadir. Lançou-se o desafio de construção de um mobile e todas as escolas participaram. Fizeram textos e histórias a partir dos quadros de Nadir Afonso e também algumas telas de reprodução”, diz a Directora dos serviços Educativos do Museu Abade Baçal, Ana Pereira, explicando ainda que esta é uma iniciativa inserida no projecto “Educação pela arte” que começou em Outubro passado.

 Nesta iniciativa, cada escola fez um mobile, o elemento central da exposição “Olhar Nadir”.
“É um objecto que fica suspenso, criando a ilusão de movimento. Normalmente põe-se nos berços e os meninos interagem com aquele objecto.”
Agora as crianças vêm os trabalhos expostos no museu e parecem entusiasmadas. É o caso dos alunos da Escola EB1 do Toural e do pré-escolar dos Santos Mártires.
“Está bonito”, diz Inês Veiga, de oito anos, que gostou “muito”. Henrique Figueiredo, de cinco anos, também gostou “muito e foi divertido”. Lara Sousa, de cinco anos, explicou que fizeram “um desenho”, tal como Tiago Gonçalves e Bruna Correia.

 Devido ao sucesso a exposição que era para estar patente até 3 de Março foi prolongada até ao final do mês.
Uma exposição de entrada livre patente até ao final do mês no Museu Abade Baçal em Bragança.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário