Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mirandela - ‘Campo Seguro’ para combater furto de metais

Em 2011 no distrito foram registados mais de 130 furtos de cobre
A GNR assinou um protocolo com a Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) designado ‘Campo Seguro’ com o objectivo de contribuir para a redução dos furtos de metais, que aumentaram nos últimos meses.

Trata-se de uma iniciativa que está a decorrer em todo o país, que passa pela informação e sensibilização dos agricultores como forma de contribuir para a prevenção deste problema. “Vai servir para informar os agricultores do flagelo e criar um certo sentimento de cooperação. Queremos ainda dar a entender que o problema não é só da Guarda nem das autoridades, é de todos”, explicou o major Vaz Alves da GNR, á margem da assinatura do acordo no passado dia 29 de Fevereiro, em Mirandela. Com esta cooperação com as Direcções Regionais de Agricultura a GNR aposta na “prevenção”, informando os agricultores do aumento deste tipo de criminalidade e do que poderão fazer para a ajudar a resolver ou minimizar. “Todos juntos podemos resolver o problema mais facilmente.
A cooperação dos agricultores é muito importante para podermos mais facilmente deter os autores dos delitos”, referiu aquele responsável da Guarda. Na região estão a aumentar estes crimes relacionados com o furto de metais. “Eram zonas com menos delitos, mas estão a aumentar.
O nosso objectivo é reduzir ou acabar com este tipo de delito. Se as vítimas estiverem mais sensibilizadas, mais facilmente cooperam connosco, mais rapidamente comunicam os delitos e nós podemos intervir com maior celeridade”, acrescentou.
Até meados de Novembro de 2011, a GNR registou no distrito de Bragança 130 furtos de metais não preciosos, nomeadamente cobre e alumínio, dos quais 70 foram furtos verificados em postos de transformação da EDP. Estes sistemas são alvos fáceis porque estão instalados em locais ermos e muitas vezes de difícil vigilância. No distrito estão identificados 1864 espalhados por várias localidades dos 12 concelhos. O preço do cobre, que varia entre os 3,5 e os 4,5 euros torna o negócio apetecível para os larápios.

Por. Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário