Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Carta educativa de Bragança está fechada

As alterações que estavam a ser estudadas para introduzir na rede já estão concluídas.Vão ser criados três agrupamentos verticais de escolas coincidindo com as três escolas Secundárias da cidade. A Abade de Baçal, vai incluir o agrupamento Augusto Moreno, a Emídio Garcia, engloba o agrupamento Paulo Quintela, e a Miguel Torga vai absorver escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo que até agora pertenciam aos outros agrupamentos.
O presidente da câmara de Bragança diz que optar por apenas dois agrupamentos traria algumas perturbações.“A reduzir o número de agrupamentos significava criar mais dificuldades” pois “seria menos apoio administrativo, menos professores e mais desemprego”, refere Jorge Nunes.
Por outro lado, “para os pais, esta solução também é mais equilibrada, pois não têm de percorrer grandes distâncias com os filhos”. O autarca garante ainda que não serão suprimidas turmas de segundo ciclo nas escolas Augusto Moreno e Paulo Quintela, para que sejam abertas na Miguel Torga.“Tratou-se exclusivamente de reorganizar a rede do pré-escolar e do primeiro ciclo, enquanto que as escolas secundárias mantêm as turmas”, afirma.Ainda assim, já no próximo ano lectivo vai encerrar um jardim de infância e três escolas primárias na área rural do concelho.“O jardim-de-infância de Coelhoso tinha um aluno, o que não era bom para o seu desenvolvimento”, justifica.
“O mesmo vai acontecer com as primárias de Samil, Espinhosela e Salsas que também têm poucos alunos” acrescenta.
As alterações decididas na Carta Educativa vão estar em pleno funcionamento no início do próximo ano lectivo.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

1 comentário:

  1. Não tenho nesta altura a percepção se será, ou não uma boa medida. Espero e desejo que sim.
    A educação é a base de uma sociedade que se quer responsável, pluralista e com cidadãos plenamente integrados e com consciência dos seus deveres e direitos.
    Desejo, sinceramente que estas reformas venham cumprir os objectivos do sistema educativo Nacional.

    ResponderEliminar