Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Alunos do IPB constroem pontes em esparguete

Construir pontes com esparguete parece irónico, mas é possível.Pelo menos à escala reduzida e como forma de ensino.
Isso mesmo aconteceu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Foi na segunda edição de um concurso que envolveu 34 projectos dos alunos das licenciaturas em Engenharia Civil e Mecânica.
Débora Correia, docente de Engenharia Civil, explica que objectivo do concurso era “fazer uma ponte em massa esparguete, com determinadas medidas e determinadas normas e ganharia a ponte que aguentasse mais força com menor peso”.
A docente considera que “esta é uma forma diferente de motivas os alunos e fiquei muito surpreendida porque não estava à espera que houvesse esta adesão”.Filipe Alves e Luís Silva foram os primeiro e segundo classificados deste concurso e falam dos seus projectos. “Foi uma experiência que me marcou”, refere o vencedor Filipe Alves, acrescentando que “demorei quatro horas a construi-la.
Pesava 64 gramas e aguentou 79 newtons”.Já Luís Silva e o seu grupo explicam que fizeram duas pontes. “Primeiro umas, depois passámos para outra e depois esta acabou por ser uma junção das duas. Demorámos cerca de duas semanas”.Construir pontes em esparguete.
Uma forma diferente de aprender engenharia no IPB.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

2 comentários:

  1. Inovadora, criativa, corte com a rotina.
    Uma experiência lúdica e educativa.
    Com a fome que se vai instalando no país, correm o risco de serem engolidas, não por tempestades inesperadas ou por erro de projecto, mas por satisfação de necessidades básicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=BHGCQUIiXQo&feature=youtube_gdata_player

      Eliminar