Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Festival Sons e Ruralidades arranca no próximo fim-de-semana no planalto mirandês
De 21 a 23 de Setembro decorre o Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares – Sons&Ruralidades`12, nas aldeias de Serapicos e São Joanico, concelho de Vimioso, distrito de Bragança.
O festival Sons & Ruralidades pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano, proporcionando a todos um vasto programa de actividades, com entrada livre.
Cinema na aldeia, com a projecção do filme, por exemplo “As Quatro Voltas” de Michelangelo Frammartino, o Ciclo do Pão, percurso pedestre na companhia do Burro de Miranda pelos moinhos do rio Angueira, a transformação do grão em farinha num moinho de rio, a confecção do pão e a cozedura em forno de lenha, piqueniques, mesas redondas, de que é exemplo “Agricultura, Espaço e Desenvolvimento Rural”, Teatro e Marionetas de Mandrágora com “Casa dos Ventos”, uma criação de Filipa Mesquita, música com THE MCCOOKERS (Ska & reggae), feira de burros, desfile de burros pelas ruas da aldeia, animação musical com JORGE RIBEIRO e mercado das aldeias são algumas das vastas propostas que o festival oferece.
Abençoada pela Natureza a região possui uma forte relação com a terra através das actividades agrárias. Apesar disto está em processo de despovoação em parte devido à perda de importância da agricultura como motor de dinamismo dos espaços rurais e por uma desagrariação do meio rural e a consequente migração e envelhecimento da população.
Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para a região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua revitalização, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunistico e floristico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.
De forma a estabelecer uma sólida fundação ética para a sociedade global emergente ajudando a construir um mundo sustentável baseado no respeito pela natureza, direitos humanos, justiça económica e uma cultura de paz. Tornando-se imperativo que assumamos responsabilidade pelos outros, por todos os seres e para as futuras gerações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário