Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Festival Sons e Ruralidades arranca no próximo fim-de-semana no planalto mirandês


De 21 a 23 de Setembro decorre o Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares – Sons&Ruralidades`12, nas aldeias de Serapicos e São Joanico, concelho de Vimioso, distrito de Bragança.
O festival Sons & Ruralidades pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano, proporcionando a todos um vasto programa de actividades, com entrada livre.
Cinema na aldeia, com a projecção do filme, por exemplo “As Quatro Voltas” de Michelangelo Frammartino, o Ciclo do Pão, percurso pedestre na companhia do Burro de Miranda pelos moinhos do rio Angueira, a transformação do grão em farinha num moinho de rio, a confecção do pão e a cozedura em forno de lenha, piqueniques, mesas redondas, de que é exemplo “Agricultura, Espaço e Desenvolvimento Rural”, Teatro e Marionetas de Mandrágora com “Casa dos Ventos”, uma criação de Filipa Mesquita, música com THE MCCOOKERS (Ska & reggae), feira de burros, desfile de burros pelas ruas da aldeia, animação musical com JORGE RIBEIRO e mercado das aldeias são algumas das vastas propostas que o festival oferece.
Abençoada pela Natureza a região possui uma forte relação com a terra através das actividades agrárias. Apesar disto está em processo de despovoação em parte devido à perda de importância da agricultura como motor de dinamismo dos espaços rurais e por uma desagrariação do meio rural e a consequente migração e envelhecimento da população.
Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para a região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua revitalização, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunistico e floristico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.
De forma a estabelecer uma sólida fundação ética para a sociedade global emergente ajudando a construir um mundo sustentável baseado no respeito pela natureza, direitos humanos, justiça económica e uma cultura de paz. Tornando-se imperativo que assumamos responsabilidade pelos outros, por todos os seres e para as futuras gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário