Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Bragança: CoraNE faz levantamento do receituário tradicional da gastronomia transmontana


CoraNE – associação de desenvolvimento dos concelhos da raia Nordestina está a fazer um levantamento de receituário tradicional da Terra Fria transmontana.
Este projecto "surgiu após o concurso das “Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal”, promovido pela Federação Minha Terra, o objectivo é recriar cada prato típico num livro", explica a coordenadora da CoraNE, Luísa Pires...
A responsável salienta que se fez "o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), para posterior publicação”, acrescentando que "vamos dar início à recriação de cada um dos pratos, acrescentando às receitas tradicionais novos ingredientes, a inovação e a atractividade, respeitando sempre o receituário tradicional mas queremos apresentar os produtos e os pratos em si de uma forma mais atractiva mais cuidada, mais moderna e apetitosa”, refere. 
Luísa Pires acredita que uma forte "aposta na imagem da oferta gastronómica local, é capaz de atrair novos visitantes e de contribuir para o aumento da competitividade do sector da restauração".
Para desenvolver este trabalho a CoraNE pretende celebrar um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Bragança, para que o chefe de cozinha e responsável pela formação na área da hotelaria e restauração deste organismo, confeccione cada um dos pratos do receituário e sugira uma nova forma de apresentação “mais moderna e atractiva”.
Cada um desses pratos será fotografado e essas imagens vão acompanhar as receitas já recolhidas.
Este projecto deve estar concluído antes do Verão e vai ser distribuído e promovido em todo o país e no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário