Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
terça-feira, 2 de abril de 2013
Bragança: CoraNE faz levantamento do receituário tradicional da gastronomia transmontana
CoraNE – associação de desenvolvimento dos concelhos da raia Nordestina está a fazer um levantamento de receituário tradicional da Terra Fria transmontana.
Este projecto "surgiu após o concurso das “Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal”, promovido pela Federação Minha Terra, o objectivo é recriar cada prato típico num livro", explica a coordenadora da CoraNE, Luísa Pires...
A responsável salienta que se fez "o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), para posterior publicação”, acrescentando que "vamos dar início à recriação de cada um dos pratos, acrescentando às receitas tradicionais novos ingredientes, a inovação e a atractividade, respeitando sempre o receituário tradicional mas queremos apresentar os produtos e os pratos em si de uma forma mais atractiva mais cuidada, mais moderna e apetitosa”, refere.
Luísa Pires acredita que uma forte "aposta na imagem da oferta gastronómica local, é capaz de atrair novos visitantes e de contribuir para o aumento da competitividade do sector da restauração".
Para desenvolver este trabalho a CoraNE pretende celebrar um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Bragança, para que o chefe de cozinha e responsável pela formação na área da hotelaria e restauração deste organismo, confeccione cada um dos pratos do receituário e sugira uma nova forma de apresentação “mais moderna e atractiva”.
Cada um desses pratos será fotografado e essas imagens vão acompanhar as receitas já recolhidas.
Este projecto deve estar concluído antes do Verão e vai ser distribuído e promovido em todo o país e no estrangeiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário