Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 15 de novembro de 2015

Feiticeiras da Eucísia

Há nesta povoação uma particularidade bastante curiosa que deriva da seguinte lenda:
No tempo em que a Eucisia pertencia ao arcebispado de Braga, costumava ir ali um padre, que era do Minho, visitar a igreja e ver se havia  falta de paramentos,etc.
Uma vez, hospedado  em casa de família que o recebeu bem, com boa ceia e boa pinga, não do verde a que ele estava acostumado,o vinho principiou a surtir os seus efeitos,quando já se encontrava  o nosso padre no quarto para  se deitar, mas precisando satisfazer certas necessidades fisiológicas entrou para a cavalariça aonde lhe tinham recolhido a montada. Porém, o efeito dos vapores do álcool  subiram a tal ponto que o padre lá ficou até ao dia seguinte; sendo ali encontrado e perguntando-se-lhe a causa de tal facto, respondeu que se havia deitado na cama, e se estava  naquele sitio  é porque tinha sido levado pelas feiticeiras e que contra elas era bom usar trovisco.
Eis ,o motivo porque a povoação da Eucísia é chamada a terra das feiticeiras e corre grave risco quem ali vá com ramo de trovisco no chapéu.

in: MONOGRAFIA DO CONCELHO DE ALFÂNDEGA DA FÉ, de João Batista Vilares 


Nota de editor:Este depoimento é um excerto do projecto “Gentes de Alfândega - Memórias”, desenvolvido pelo Município de Alfândega da Fé.


in:lelodemoncorvo.blogspot.pt/

1 comentário: