Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Associação alerta apicultores para praga de vespas asiáticas

A Associação dos Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI) alertou, ontem, os produtores para uma praga de vespas asiáticas que entrou em Portugal e já foi avistada em Vila Real.
Esta vespa se não for erradicada pode mesmo por em causa a actividade apícola, pois é altamente venenosa. “ É uma vespa asiática que foi introduzida num porto em França e foi-se espalhando aqui pelo sul da Europa, por Espanha e Norte de Portugal e está a afectar muito os apicultores e por isso temos que alertá-los para a existência e para a eliminação desta praga”, explica o técnico da Associação, Vítor Ferreira.
Este responsável esclarece, ainda, que as pessoas que encontrem os ninhos destas vespas devem alertar as autoridades. “ A Protecção Civil já avisou as populações que virem esses ninhos devem contactar a Protecção Civil ou Bombeiros ou até algum apicultor para destruir o ninho. Elas, se forem obstadas, podem reagir e têm ferrão e veneno e podem picar”, acrescenta.
As vespas asiáticas distinguem-se das outras pelo seu tamanho, que é bastante maior.
O alerta foi deixado, ontem, durante a palestra “Fomento da Actividade Apícola”, organizada pela Associação dos Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, e inserida na Feira dos Gorazes em Mogadouro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário