Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

D. José Cordeiro encontrou-se com o Papa Francisco

"Um encontro extraordinário!" Foi desta forma que D. José Cordeiro, bispo da diocese Bragança-Miranda, resumiu mais um encontro com o Papa Francisco. Este decorreu na quarta-feira, em Roma, no âmbito de um simpósio sobre Liturgia, para o qual o prelado brigantino foi o único português convidado a participar.
“O ensino da Liturgia nas faculdades, seminários e casas de formação, depois da Sacrosanctum Concilium” foi o tema da conferência proferida por D. José Cordeiro, neste simpósio que pretendeu assinalar os 50 anos da implantação da Sacrosanctum Concilium (SC).
“Aceitei com alegria este convite. É uma enorme responsabilidade porque é um simpósio mundial. Ao aceitar este tão honroso convite aumenta também a minha responsabilidade que também exerço”, frisou o prelado antes da sua partida para Itália.
D. José Cordeiro foi o único bispo português convidado a participar neste evento, que juntou alguns dos maiores especialistas mundiais da Igreja, quase todos cardeais.
O bispo de Bragança-Miranda proferiu anteontem a sua intervenção, centrada no ensino da  Liturgia.
O dia de quarta-feira foi mesmo o mais simbólico do programa pois teve a manhã reservada para uma audiência geral com o Papa Francisco.
D. José Cordeiro fez a sua intervenção da parte da tarde, depois de Mons. Martín de Elizalde, de Santo Domingo.
O bispo de Bragança abordou três aspetos fundamentais no ensino da Liturgia. Por um lado, abordou a educação litúrgica e a ciência litúrgica, em que a SC configura o ponto de chegada do percurso traçado pelo Movimento Litúrgico; num segundo ponto sobre o tema, D. José Cordeiro frisou que “desde o Concílio Vaticano II, a Liturgia é considerada um dos principais disciplinas do currículo de Teologia. Na verdade, a primeira Constituição conciliar esclarece o ensino teológico da Liturgia, apresentando-a como uma das principais disciplinas teológicas”, disse.
Por fim, sobre a Mistagogia Litúrgica, o bispo diocesano recordou que “é uma maneira de fazer teologia, uma vez que “o método básico desse tipo é a teologia bíblica.””
Entre os oradores estiveram nomes como o do Cardeal George Pell, de Sydney, ou Prof. Mons. Kevin W. Irwin, da Universidade Católica da América.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário