Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Feira Fumeiro transaciona perto de 500 mil euros em Vinhais

A Feira do Fumeiro de Vinhais, que termina hoje no concelho transmontano, transacionou durante quatro dias um valor "entre 400 a 500 mil euros" apenas em típicos enchidos, divulgou a organização.
Apesar do mau tempo não ter ajudado, a coordenadora do mais antigo certame de produtos regionais em Trás-os-Montes, Carla Alves, garantiu à Lusa que "os negócios correram bastante bem" e que os pequenos produtores do concelho "transacionaram entre 400 a 500 mil euros apenas de fumeiro".
Há 34 anos que Vinhais, no Distrito de Bragança, organiza esta feira e apostou numa fileira que lhe confere o estatuto de "capital do fumeiro", movimenta seis milhões de euros por ano e assegura 300 postos de trabalho num concelho rural com cerca de 10 mil habitantes.
E a organização e produtores garantem que "nem a crise" tem afastado compradores, que se deslocam de outras zonas de Portugal e da vizinha Espanha a Vinhais de ano para ano e repetem encomendas de fumeiro que chega a custar 40 euros o quilo do salpicão, a peça mais cara entre os diferentes enchidos, todos com Indicação geográfica Protegida.
O certame distingue também os produtores, nomeadamente no concurso do melhor salpicão, ganho este ano por uma das produtores mais antigas, Vera Alves, que recebeu 150 euros em dinheiro e um troféu, entregues pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.
O governante ouviu queixas e a reivindicação destes produtores e do autarca local pela "simplificação da burocracia" associada à produção e comercialização destes produtos regionais e garantiu que o Governo está a tomar medidas nesse sentido.
Segundo adiantou, "provavelmente ainda este mês vai sair uma portaria de pequenas quantidades, que vai facilitar a venda direta dos produtores para a área da restauração e a venda direta a nível de quantidades".
Esta portaria, continuou, contempla também menos análises, o que "significa menos custos para os pequenos produtores".
O governante foi ainda confrontado com as preocupações locais relativamente ao encerramento em Mirandela do laboratório de apoio à atividade agropecuária e assegurou que "não vai fechar, mas sofrer alterações no âmbito da reestruturação de toda a área laboratorial e de investigação que o Governo está a fazer".
Segundo explicou, o Governo pretende "concentrar" as análises da sanidade animal, no caso no Porto, e em Mirandela ficará uma estrutura, para já, virada para azeite, mas que "pode começar a tratar de outros produtos, nomeadamente o fumeiro".
A explicação não convenceu o presidente da Câmara de Vinhais, o socialista Américo Pereira, que considerou "uma asneira aquilo que se está a fazer".
"No Porto que eu saiba não há estas necessidades pecuárias que justifiquem um laboratório desta natureza", argumentou, defendendo que deve é servir a população de Trás-os-Montes e da zona rural porque é aí que há agricultura".
Américo Pereiro lançou um repto a todos os autarcas e aos deputados, inclusive do PSD, eleitos pela região "para que se oponham e para que tentem inverter esta decisão".

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário