Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mirandela - Uma montanha de oportunidades

Especialistas discutiram potencialidades no sector do Turismo de Montanha
A organização e a qualificação são fundamentais para potenciar o Turismo de Montanha e Natureza. Esta foi uma das ideias defendidas num seminário dedicado ao sector, que se realizou na passada quinta-feira, em Mirandela.
Nas palestras sustentou-se ainda que o território pode constituir, só por si, uma oferta turística, com a realização de passeios pedestres e outras actividades de ar livre. No entanto, a certificação e a segurança devem ser tomadas em linha de conta neste sector.
António Branco acredita que “a montanha se transformou numa oportunidade”, mas é necessária programação e que a oferta seja consistente. “Falta alguma organização. Se já promovemos alguns passeios pedestres com níveis, dificuldades e ofertas diferentes, e no âmbito do território isso já acontece noutros municípios, o turista que nos visita tem de ter essa oferta de maneira simples, facilmente acessível, e que consiga escolher o seu programa com algum conforto e segurança”, sustenta o presidente da Câmara Municipal de Mirandela. Para o autarca é ainda necessário contribuir para a qualificação dos activos no território, para que a oferta seja complementada com outros elementos, nomeadamente acções tradicionais, dando como exemplo a apanha da azeitona.
Numa altura em que se aponta o turismo como um sector chave para a economia nacional, a simplificação do registo de empresas de animação turística conheceu um avanço. Para a presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, Ana Barbosa, esta alteração “constitui um grande incentivo a que mais jovens empreendedores possam abraçar esta profissão”.
No Dia Internacional da Montanha, assinalado no dia 11, discutiram-se as potencialidades de actividades que podem ser desenvolvidas na média Montanha, como o pedestrianismo. No concelho de Mirandela realizam-se por ano 26 passeios pedestres, um número que tem vindo a aumentar, a par dos participantes.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário