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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Modelo de voos retomado entre Trás-os-Montes e Lisboa é o que Governo havia suspendido

O Governo prepara-se para retomar os voos entre Trás-os-Montes e o sul do país com o mesmo modelo de financiamento e serviço público que ditou, há dois anos, a suspensão da ligação por alegada discordância da União Europeia.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um montante até 7,8 milhões de euros para subsidiar durante três anos a carreira aérea e fonte do Ministério da Economia explicou à agência Lusa que este valor será pago diretamente à operadora que vier a ganhar o concurso previsto para o próximo ano.

Este era o modelo de financiamento que vigorava na ligação suspensa há dois anos e com valores idênticos de 2,5 milhões de euros ano, que variavam conforme a taxa de ocupação, sendo que quantos mais passageiros viajassem no avião, menor era a compensação paga pelo Estado.

Em novembro de 2012, o Governo decidiu suspender os voos alegando que a União Europeia não autorizava mais este tipo de ajuda, por os pressupostos que levaram ao financiamento com obrigações de serviço público se terem alterado com a nova acessibilidade da Autoestrada Transmontana e outras vias estruturantes.

Durante 15 anos este modelo serviu a ligação Bragança/Vila Real/Lisboa.

Em agosto de 2013, o Governo publicou em Diário da República, o decreto-lei que aprovava um novo regime jurídico de atribuição do subsídio social de mobilidade aos cidadãos beneficiários da carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa.

A solução era idêntica à que vigora na região autónoma da Madeira, em que os cidadãos são reembolsados de parte do montante depois de pagar a viagem.

A proposta mereceu a contestação de autarcas e outras entidades locais e poucos meses depois o Governo acabou por retirar o processo que já tinha apresentado à União Europeia, alegando que as regras de subsidiação de Bruxelas estavam a ser revistas.

Mais recentemente, em maio, foi conhecida a proposta de alargar a carreira a Viseu, Cascais e Portimão, com os voos a fazerem escala no aeródromo de Tires, ao invés do aeroporto da Portela.

A despesa aprovada pelo Conselho de Ministros destina-se ao financiamento desta carreira aérea, desde Trás-os-Montes ao Algarve.

O Governo justifica esta decisão com a necessidade de "garantir a prestação do serviço aéreo entre o Nordeste Transmontano e o sul do país", bem como "a salvaguarda do interesse público" na rota Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão.

HFI (JGS) // MSP
Lusa/fim

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