Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

AVISO DO Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança:

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se, para os próximos dias:
Vento – fraco a moderado (20-40km/h) de W/NW, acompanhado de rajadas (aprox. 60km/h), em especial durante o período da tarde. Nas Terras altas (500-900m) é expectável que o vento aumente de intensidade para amanhã, podendo atingir os 60km/h.
Temperatura – valores da temperatura máxima a variar entre os 23oC e os 35oC, para as regiões do litoral e do interior, respetivamente. Prevista pequena diminuição dos valores da temperatura partir de dia 24 de julho.

Acompanhe as previsões meteorológicas em http://www.ipma.pt/pt/index.html

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
Tempo seco e vento moderado com a permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:
Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Se efetuar trabalhos agrícolas e florestais, mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abasteça as máquinas a frio em local com pouca vegetação, e tenha cuidado com possibilidade de ocorrência de faíscas, durante a sua utilização.
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio
florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
Tendo em conta a presente situação meteorológica, é também possível a afetação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório) devido ao calor, pelo que se recomenda a observação das principais medidas de autoproteção para estas situações divulgadas pela Direção-Geral de Saúde em http://www.dgs.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário