A freguesia de Palácios, no concelho Bragança, vai receber nos dias 24, 25 e 26 de Julho o 17.º festival de Lombada.
Aquele que, de acordo com a organização, é o mais antigo festival tradicional do distrito, recria ao longo de três dias actividades e vivências de várias tradições rurais.
No evento, que foi ontem apresentado, estará em destaque a segada manual e a malha. Associadas a essas tradições haverá gastronomia e a música que pretendem abrilhantar o festival, como salienta Raúl Tomé, da Associação Cultural e Recreativa de Palácios, organizadora deste evento.
“O festival desenvolve-se sob 5 aspectos importantes: o ciclo do pão, os trajes, o artesanato, a gastronomia e a música. Os dois últimos são a mola impulsionadora deste festival. Como diz o povo “A dança sai da pança” e temos dois bons motivos para que este festival tenha sucesso, boa música e boa alimentação”, adianta.
O festival surgiu há 17 anos, a partir do Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que dão o tom para os três dias de revitalização das tradições. “O que deu origem a este festival foi o Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste.
A associação quis preservar instrumentos, porque havia vários tocadores de vários instrumentos, como a concertina, o realejo e em especial a gaita-de-foles”, refere Raúl Tomé.
Uma feira de Artesanato e Produtos da Terra, refeições comunitárias, o fabrico de pão em fornos tradicionais, toques de sino e vários momentos musicais completam o restante programa do Festival de Música e Tradição de Lombada, que decorre entre 24 e 26 de Julho em Palácios.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário