Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Festival da Lombada promove tradições rurais

A freguesia de Palácios, no concelho Bragança, vai receber nos dias 24, 25 e 26 de Julho o 17.º festival de Lombada.
Aquele que, de acordo com a organização, é o mais antigo festival tradicional do distrito, recria ao longo de três dias actividades e vivências de várias tradições rurais.
No evento, que foi ontem apresentado, estará em destaque a segada manual e a malha. Associadas a essas tradições haverá gastronomia e a música que pretendem abrilhantar o festival, como salienta Raúl Tomé, da Associação Cultural e Recreativa de Palácios, organizadora deste evento. 
“O festival desenvolve-se sob 5 aspectos importantes: o ciclo do pão, os trajes, o artesanato, a gastronomia e a música. Os dois últimos são a mola impulsionadora deste festival. Como diz o povo “A dança sai da pança” e temos dois bons motivos para que este festival tenha sucesso, boa música e boa alimentação”, adianta. 
O festival surgiu há 17 anos, a partir do Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que dão o tom para os três dias de revitalização das tradições. “O que deu origem a este festival foi o Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste. 
A associação quis preservar instrumentos, porque havia vários tocadores de vários instrumentos, como a concertina, o realejo e em especial a gaita-de-foles”, refere Raúl Tomé. 
Uma feira de Artesanato e Produtos da Terra, refeições comunitárias, o fabrico de pão em fornos tradicionais, toques de sino e vários momentos musicais completam o restante programa do Festival de Música e Tradição de Lombada, que decorre entre 24 e 26 de Julho em Palácios. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário