Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

CIM TTM garante 58 milhões de verbas comunitárias

CIM Terras de Trás-os-Montes garantiu um pacote de 58 milhões de euros de fundos comunitários para os próximos 4 anos, até 2020, verbas maioritariamente canalizadas pelo Plano Operacional Regional Norte 2020.
Os pactos de coesão territorial foram assinados por cinco das Comunidades Intermunicipais do Norte e a CCDRN, e vão permitir às comunidades intermunicipais gerir as verbas destinadas a investimentos em infraestruturas educativas, criação de emprego, sustentabilidade energética e inclusão social. 
Apesar de afirmar que este é um valor que vai permitir bastante investimento na região, Américo Pereira, Presidente da CIM esperava ter conseguido uma verba maior. “Isto é um mal menor, os montantes que o pacto envolve foi a negociação possível, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance”, refere, destacando que assinatura do documento foi feito mediante “a condição da verba crescer entre 4 a 5 %, numa futura renegociação, que se espera vir a acontecer no próximo ano”. 
O representante dos nove municípios da CIM refere que educação e criação de emprego são duas das áreas prioritárias para aplicar o valor conseguido, a par da formação, eficiência energética ou inclusão social. A maior fatia será destinada à melhoria das infraestruturas escolares. 
A CIM Terras de Trás-os-Montes conta com cerca de 13 milhões de euros para requalificar as escolas consideradas prioritárias, ou seja, nos concelhos de Mirandela, Vinhais, Vila Flor, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé. Já a CIM do Douro, onde estão representados os municípios de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Carrazeda de Ansiães foi, de entre as cinco que assinaram o pacto em Guimarães, aquela que assegurou a verba mais alta: trata-se de 67 milhões de euros disponíveis para aplicação em educação e formação, criação e emprego, eficiência energética ou inclusão social. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário