Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Abade de Baçal é homenageado num congresso sobre a sua vida e obra em Bragança

A cerimónia surge 100 anos após a criação do museu do Abade de Baçal e 150 anos após o seu nascimento.
Casa do Abade de Baçal
Foto: Paulo Pimenta
Chamava-se Francisco Manuel Alves, mas todos o conheciam por Abade de Baçal. Era multifacetado: foi sacerdote, arqueólogo e historiador. Considerado uma importante figura da cultura transmontada, o seu espólio está exposto no Museu do Abade de Baçal, de onde partiu a iniciativa de criar um congresso que homenageasse o seu trabalho e assinalasse o centenário da criação do museu. “Vida, obra e pensamento de Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal” decorrerá nos dias 13 e 14 de Novembro, em Bragança.

Este congresso permitirá mostrar à população que o abade “foi bastante mais do que um registador”, revela à Lusa José Pavão, da comissão organizadora. Outro dos objectivos do evento prende-se com “aquilo que uma sociedade deve fazer em relação aos seus maiores: se vivos honrá-los, se desaparecidos vivificá-los e honrar a sua memória”, refere ainda o organizador.

Uma das obras mais conhecidas do Abade de Baçal é a investigação histórica “Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança”, publicada em doze tomos.

A sessão solene de abertura do congresso, pelas 09h30 de sexta-feira, contará com a presença do presidente da organização, José Manuel Pavão, com Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança e com o director da Direcção Regional de Cultura do Norte, António Ponte. A sessão é presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Cordeiro e decorrerá no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.

No congresso, para além de várias comunicações sobre a vida e obra do Abade, está integrada a inauguração de três exposições, em simultâneo: “Flor na Pele”, “Vocacionados à Santidade” e “Visitas Espectaculares – Pintores e Arquitectos nos palcos portugueses”. À noite, após o jantar, haverá um concerto do Conservatório de Música de Bragança.

O Museu do Abade de Baçal foi criado por Decreto Lei a 13 de Novembro de 1915, originalmente sob o nome Museu Regional de Obras de Arte, Peças Arqueológicas e Numismática de Bragança. Só em 1935 se passa a chamar Museu do Abade de Baçal, altura em que o sacerdote deixa de dirigir o museu. De entre as principais colecções que integram actualmente o acervo do museu, destacam-se os quadros de Abel Salazar e um conjunto de aproximadamente 70 desenhos de Almada Negreiros.

O evento é organizado pelo Museu Abade de Baçal em parceria com a Câmara de Bragança e a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário