Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Bombeiros de Torre de Dona Chama, chamados para acudir idoso, ajudaram criança a nascer.

Dois bombeiros da corporação de Torre D. Chama, no distrito de Bragança, tiveram na madrugada desta quinta-feira uma surpresa ao responderem a uma emergência para um idoso, que acabou no nascimento de uma criança.

Foi a primeira vez que Hélder Fernandes e Ricardo Tomé ajudaram a nascer uma bebé, dentro da ambulância, na estrada a caminho da maternidade de Bragança, assim como é a primeira vez que a pequena corporação de bombeiros do Nordeste Transmontano regista tal experiência, como contaram à Lusa.

O telefone tocou por volta das 2 horas e a equipa saiu preparada para uma emergência com um idoso de 70 anos na localidade de Lamalonga, mas encontraram uma mulher de 28 anos grávida de oito meses e prestes a dar à luz.

Hélder contou à Lusa que iniciaram o transporte para a maternidade de Bragança, um caminho ainda longo, e ainda longe do destino, junto a Edrosa, pararam porque constataram que o bebé estava prestes a nascer.

No percurso, já tinha sido acionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada em Bragança e quando o médico e o enfermeiro chegaram junto da ambulância, a criança já estava nos braços dos bombeiros.

É um menino e "está bem", assim como a mãe, agora com um terceiro filho, segundo o bombeiro.

"Para nós é uma satisfação enorme termos prestado bem o nosso serviço e ajudar a nascer uma criança, que a nossa região bem precisa", partilhou.

A confusão inicial da chamada de emergência para um idoso doente ter-se-á devido ao facto de a mulher ou a família terem pedido ajuda a vizinhos e no contacto com os serviços de emergência a situação não ter sido bem esclarecida.

O bombeiro aproveitou para alertar para a necessidade de prestar uma informação correta aos serviços de emergência e aos bombeiros, sob pena de o apoio enviado não ser o adequado ou não ser mesmo enviado apoio nenhum .

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário