Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Festa da Cabra e do Canhoto de Vinhais retratada em documentário

A véspera do Halloween foi aproveitada, em Vinhais, para a apresentação do documentário “Samhain –  Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões”.

O filme, com realização de Manuel Gardete e produção de António Tiza, contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, e conta com testemunhos de alguns dos poucos resistentes que ainda habitam na aldeia.

“Pessoas que têm 70 e tal, 80 anos, por exemplo, vão aparecer ali para dar o seu testemunho pois eles conhecem a tradição desde quando eram jovens, com 20 ou 30 anos.

A tradição nunca esteve apagada, o que não era é tão divulgada, ninguém a conhecia porque era celebrada dentro da própria comunidade, dali não saía e assim se manteve.

Claro que, a partir do momento em que ela passou a ser divulgada, a afluência de pessoas começou a verificar-se e a evolução surgiu naturalmente.”

 António Tiza explica o que é a Samhain celta, e garante que o Halloween já era europeu.

“Não há semelhanças. Há uma origem da festa da Cabra e do Canhoto que está exatamente na Samhain, esta que é a festa que marca a entrada no ano novo que acontecia, não a 1 de janeiro, mas sim de 31 outubro para 1 de novembro. Claro que ao longo de 3000 ou 4000 anos muita coisa evoluiu.

Sabemos que foram os Irlandeses que levaram a festa do Halloween para os EUA e somos nós agora, Europeus, que detínhamos exatamente essa tradição, e estamos a importá-la da América quando ela já era nossa. 

Portanto, aquilo que é o Halloween celebrado na América e na Irlanda é exatamente a nossa festa da Cabra e do Canhoto, a 31 de outubro.”

No mesmo dia, António Tiza apresentou o II volume do livro “O Inverno Mágico, ritos e mistérios transmontanos”, que surge 11 anos depois do primeiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário