A Festa da Montanha está de regresso a Sambade, Alfândega da Fé, já nos próximos dias 20, 21 e 22 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, Alfândega da Fé faz o elogio à Montanha, às suas gentes, usos e tradições com a realização desta iniciativa. Um evento que pretende afirmar as potencialidades da montanha no contexto económico, turístico e cultural.
As gentes de Sambade, freguesia situada no sopé da Serra de Bornes, outrora designada Serra de Monte-Mel, sempre souberam tirar da terra o seu sustento. A montanha marca e molda o seu dia-a-dia, é a fiel guardiã das atividades agrícolas e de lazer, dos usos e costumes, dos produtos característicos desta zona como: a castanha, o mel, o queijo ou os cogumelos silvestres cada vez mais procurados e apreciados.
Organizada pela Câmara Municipal em conjunto com a Junta de Freguesia de Sambade, a Festa da Montanha quer valorizar essas riquezas e especificidades, ao mesmo tempo que faz destas características fatores de dinamização turística e cultural e consequentemente de crescimento e desenvolvimento.
Centro de Interpretação do Território inaugurado durante a Festa da Montanha
Numa altura em que se celebram as marcas que definem a identidade do território, a Câmara Municipal abre, a 21 de novembro, as portas do Centro de Interpretação do Território – CIT-.
A infraestrutura nasceu na antiga escola primária de Sambade, adaptada agora para este fim. Trata-se de um espaço que vai dar a conhecer elementos identificativos da freguesia e do concelho. Uma valência de apoio ao turismo, de valorização da história e tradições locais com recurso às novas tecnologias da informação e comunicação.
A construção deste centro resulta de uma candidatura efetuada com o objetivo de transformar Sambade numa aldeia tecnológica e turística e que incluiu também a adaptação da antiga Casa do Povo num Centro Cultural Tecnológico, que vai ser inaugurado no mesmo dia. Estes projetos foram financiados em 85% pelo programa PROVERE e implicam um investimento global de cerca de 350 mil euros. Uma forma de requalificar edifícios públicos da freguesia, dando-lhes novos usos e colocando-os ao serviço da população e visitantes.
Este será um dos pontos altos da Festa onde não vai faltar a animação com música e teatro, os tradicionais Magustos e até um Jantar da Montanha. As lendas da Montanha, da Serra de Monte-Mel, vão ser “contadas” durante a Festa da Montanha, com a realização de animações e dramatizações que contam com o envolvimento da população local, do Grupo de Teatro de Alfândega da Fé sob a coordenação da Filandorra –Teatro do Nordeste. Uma experiência de teatro comunitário, que pretende também envolver os locais no processo valorização e preservação da identidade local.
II Trail Festa da Montanha
São reconhecidas a potencialidade da Montanha para a prática desportiva e desenvolvimento de atividades de contacto e conhecimento da natureza. Recursos que o concelho quer ver valorizados e como fator de dinamização económica e turística. Daí que para além de um passeio micológico que vai desafiar os visitantes, no dia 21 de novembro, a identificar e apanhar cogumelos silvestres, regresse à Serra de Bornes o II Trail da Festa da Montanha.
A prova vai ter lugar no dia 22 de novembro de 2015, é organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé e Junta de Freguesia de Sambade, com apoio técnico da empresa Terras de Aventura e colaboração da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada a qual faz disputar, nesse mesmo dia, o seu Campeonato de Portugal FPME de Corrida em Montanha 2015.
A iniciativa é composta por uma caminhada (8 km) e dois percursos competitivos (9,2 km e 21,5 km), ambos integrados no Circuito Nacional de Montanha 2015 e o percurso mais longo a consagrar os campeões de Portugal FPME de corrida em montanha 2015.
Seminário “A Castanha Potencialidades e Ameaças”
Numa área em que a Castanha se assume como um dos principais produtos, na Festa da montanha haverá espaço para as provar, com a realização de magustos e comprar, mas também para debater a Castanha, as potencialidades e ameaças, num seminário com o mesmo nome. A iniciativa reúne produtores, investigadores, técnicos e associações do setor.
A isto junta-se o tradicional mercado de produtos da montanha, a hospitalidade das gentes da terra e paisagens de montanha que, certamente, quem passar por Sambade nos dias 20, 21 e 22 de novembro levará na memória.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário