Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Municípios querem implementar plano de combate à vespa da galha do castanheiro

Os nove municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes pretendem implementar um plano de combate à vespa da galha do castanheiro. O programa designa-se  Biovespa e prevê que sejam as câmaras municipais as responsáveis pelas implementação da luta biológica contra a praga.
Ainda segundo o plano que foi debatido na última reunião da CIM, as acções deverão ser coordenadas pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos. De acordo com o presidente desta CIM, Américo Pereira, “este é um assunto que merece especial atenção dos municípios, devido ao peso económico do sector da castanha para a região”. 
O também autarca de Vinhais refere que o plano “está ainda a ser delineado, visto que há um diferendo com o ministério da Agricultura em relação ao financiamento das acções de combate à praga, que entrou no território transmontanos na primavera deste ano”.
Na última reunião da comunidade intermunicipal que decorreu em Alfândega da Fé, foi ainda aprovado o plano de mobilidade urbana sustentável, um plano chapéu que estabelece as directrizes de futuros projectos na área de transportes no território da CIM e que vai privilegiar a utilização de veículos que utilizem energias alternativas tanto nos percursos urbanos, como intermunicipais ou inter-regionais, obedecendo a parâmetros de sustentabilidade energética. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário