Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Barroso da Fonte Recebe Prémio Nacional de Poesia

O livro "Poesia, amoras & presunto", de Barroso da Fonte, foi distinguido com o "Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves 2015". A sessão de exaltação à obra decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso reunindo muitos familiares e amigos do autor barrosão.


Decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, a cerimónia de entrega do "Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves 2015" ao escritor Barroso da Fonte. Trata-se de um galardão anual atribuído pela editora Tartaruga, instituído pelas câmaras municipais de Chaves e Murça, que tem dado a conhecer muitos dos autores contemporâneos, nomeadamente os trasmontanos.

No final da sessão, o autor mostrou-se muito satisfeito por ver o espaço preenchido de familiares e amigos: «sinto-me muito emocionado e até confuso». Surpreendido, explicou que «não esperava ver tanta gente e muito menos receber este prémio». Sobre o livro, Barroso da Fonte esclareceu que «retrata 50 anos de vida poética com uma dedicação especial a Barroso» e comtempla «temas rústicos como as amoras e a gastronomia» por isso «Montalegre está aqui muito bem representado».


Por sua vez Manuela Morais, da editora Tartaruga, justifica a escolha deste ano fazendo-a «coincidir com as bodas de ouro do autor». Manuela Tender, deputada na Assembleia da República, fez questão de estar presente e expôs o que a motivou: «vim com muito gosto porque é um homem que admiro bastante, com uma vastíssima produção literária na preservação e da nossa cultura e património. É um prémio mais do que merecido».

No final, Nuno Rodrigues, responsável pelo Ecomuseu de Barroso, declarou: «estamos muito contentes pelo facto de esta homenagem ter decorrido neste espaço onde está representada a cultura da nossa terra».

in:altm-academiadeletrasdetrasosmontes.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário