Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Chegou a Cow Parade... em versão porco bísaro

Lembra-se das vacas pintadas por vários artistas? Agora há uma nova versão, adaptada ao porco bísaro. Está em exposição em Trás-os-Montes.
A 36ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais decorre este fim de semana e tem uma novidade. Além dos enchidos, do artesanato, das tasquinhas e da diversão, a organização decidiu incluir um motivo artístico ligado ao porco que sustenta os enchidos da Capital do Fumeiro.

Chama-se "Bísaro Pig Parade" e pretende ser uma exposição de 20 porcos de raça bisara, pintados por igual número de artistas da região transmontana.

Um deles é um luso-francês chamado Zé Luís. Não pintou um bísaro, pintou uma porca bísara. "Basculha é o nome duma porca que era da minha avó. Porque o que eu faço na arte, aqui, virá sempre às origens da minha mãe e da minha avó. É isso que eu quero que compreendam".

O artista juntou o traço abstrato que o define às memórias reais da infância. "Fiz algumas pinturas abstratas e outras mais a dar ao real, às lembranças das origens", explica.

Zé Luís é natural de Paçó, uma pequena aldeia do concelho de Vinhais. Emigrante em França, foi em Paris que começou, há cerca de 15 anos, a pintar. Teve o apoio de uma vizinha e atriz argentina. É lá que tem o seu espaço, e no currículo várias exposições em galerias parisienses e em toda a França. Zé Luís quer levar o abstrato transmontano a todo o mundo.

"Tenho um atelier em França, onde trabalho e quero divulgar a arte aqui na minha região, em Portugal e em todo o mundo. A arte é universal. Quero tentar fazer um trabalho que corresponda à minha personalidade de Trás-os-Montes, na área abstrata.

A Bísaro Pig Parade é uma forma de preservar a raça e fomentar a arte, diz Carla Alves da Organização da Feira do Fumeiro de Vinhais. "Convidámos 20 artistas para que cada um fizesse a decoração de uma maqueta de um porco bísaro à sua maneira. Uns são estilistas, outros são artesãos, pintores e escultores".

Até domingo os Bísaros ficam ali, no espaço da feira, depois serão mostrados noutros eventos, na região e fora dela, principalmente os relacionados com a gastronomia.

As 20 criações artísticas ficarão em permanência no Centro Interpretativo do porco e do fumeiro, uma espécie de museu, que será inaugurado durante a 36ª edição da feira do Fumeiro de Vinhais.

Afonso de Sousa
TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário