Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Em Macedo de Cavaleiros a chuva parou e o Cortejo passou. Foi o maior de sempre

Estava prometido e foi cumprido. O cortejo noturno do Entrudo Choclaheiro, realizado este sábado, foi o maior de sempre, e nem a chuva e o frio conseguiram travar.

Momentos antes da hora marcada para o seu início (21:30H), a chuva parecia já não ter fim, mas por força de um milagre, obra das energias positivas de todos ou pela presença do Padre Fontes, “embaixador” do misticismo, a chuva parou e o cortejo saiu para a rua. 

Cerca de 800 foliões integraram os 25 grupos participantes, entre associações locais e grupos vindos de fora, que se quiseram juntar, tal como os alunos de Erasmus da UTAD, o grupo de Teatro da Escola Miguel Torga, os Caretos de Salsas e Parada, ou um agrupamento de escuteiros de Braga. Nas ruas, o público, embora só com o desfile já a andar, compareceu também em grande número. Foi o maior cortejo de sempre também pelo número de visitantes, que aproveitam o primeiro dia do fim-de-semana para conhecerem o Carnaval mais genuíno de Portugal.

Os Caretos de Podence são cabeça de cartaz e, estão a partir deste domingo no seu habitat natural, até terça de Carnaval. Os grupos das associações ganham também pelas surpresas que apresentam de ano para ano, cada vez mais aprimorados e inspirados na preparação deste momento.

O final do desfile ficou marcado pela presença do Padre António Fontes. Conhecido pelas forças místicas, fez a queimada com que aqueceu os corpos das pessoas presentes no Jardim 1º de Maio, e com a ajuda de todas, que repetiram as suas palavras, esconjurou os males do mundo, não deu tréguas aos maus espíritos, que arderam com o Entrudo de 5 metros.

NI-Nélio Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário