Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de março de 2016

Filandorra arranca em "Março Mês do Teatro" com espectáculos para todos os públicos

No ano em que comemora trinta anos de actividade, a Filandorra – Teatro do Nordeste arrancou hoje com o Março o mês do Teatro, iniciativa anual desenvolvida por esta Companhia Profissional de Teatro para assinalar na região o Dia Mundial do Teatro que se comemora a 27 de Março, com uma programação variada destinada aos vários públicos que, entre espectáculos e animações, vai contar com mais de 25 acções que vão percorrer sete distritos do país (Aveiro, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu) durante todo o mês de Março.

O programa da iniciativa do Março o mês do teatro é diversificado e apresenta três eixos fundamentais de acção: o teatro e formação para as escolas, os espectáculos para o grande público e a envolvência da comunidade em quadros de animação teatral. 

A primeira fase da iniciativa é dedicada ao público escolar, e arrancou em Vila Nova de Paiva com a apresentação da mais recente produção da Companhia, A Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente, para as Escolas daquele Concelho, espectáculo que vai poder ser visto também pelas Escolas de Carrazeda de Ansiães, Castelo de Paiva, Coimbra e Ribeira de Pena ao longo desta semana.

A Farsa de Inês Pereira é a 64ª produção da Filandorra, estreada em Novembro de 2015 como opção artística da Companhia em acompanhar as novas metas curriculares da disciplina de Português, garantindo assim o propósito de formar novos públicos para o teatro e corresponder às expectativas das Escolas no ensino da Língua e Cultura Portuguesas, bem como divulgar a dramaturgia nacional junto dos públicos do interior. 

Trata-se de uma divertida comédia de carácteres e costumes que conta a história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura. É na escolha de pretendentes e suas consequências que se centra esta farsa vicentina, uma das mais divertidas e satíricas da vida quotidiana do tempo de Gil Vicente, escrita a partir do ditado popular Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube. A versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, mas é actualizado no tempo e espaço ao século XXI numa opção cénica para mostrar a actualidade e intemporalidade do texto vicentino. 

Com versão cénica e encenação de David Carvalho, A Farsa de Inês Pereira conta com as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro, Gonçalo Fernandes, Silvano Magalhães e André Nascimento (estagiário). A sonoplastia e luminotecnia são garantidas por Pedro Carlos e Luís Carvalho (estagiário).

Hoje A Farsa de Inês Pereira é apresentada no Auditório Municipal de Vila Nova de Paiva às 10h30 e 14h00, e amanhã é a vez do Auditório do CITICA em Carrazeda de Ansiães receber a farsa vicentina pelas 14h30. Na quarta-feira o texto de Gil Vicente sobe ao palco do Auditório do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva pelas 14h00, em jeito de aula viva sobre o teatro e o texto vicentino para os alunos do 10º ano daquele Agrupamento.

Na quinta-feira, é a vez do Colégio de São Teotónio em Coimbra receber A Farsa de Inês Pereira, em jeito de apresentação do trabalho final de estágio de André Nascimento do Curso de Teatro – Interpretação daquele Colégio que durante três meses fez formação na Filandorra. No mesmo Colégio a Filandorra representa ainda o Auto da Barca do Inferno para os alunos do 9º ano. A semana vicentina termina no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, com a representação desta farsa para os alunos do Agrupamento de Escolas daquele Concelho às 14h30.

A segunda fase da iniciativa é dedicada ao público infantil e arranca no Domingo (dia 06) em Alfândega da Fé, com vários espectáculos agendados em Carrazeda de Ansiães e Vila Real, de que falaremos para a semana.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário