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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Empresários acreditam que Túnel do Marão abre portas a novos fluxos turísticos

A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) defendeu hoje que o Túnel do Marão, incluído na autoestrada entre Amarante e Vila Real, permite abrir portas a novos fluxos turísticos e mercados.
A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, começou a ser construída em 2009 e, depois de três paragens, está a poucos dias de ser inaugurada, embora a data oficial ainda não tenha sido anunciada.

O secretário-geral da AETUR, Alberto Tapada, acredita que esta nova via pode ajudar a abrir portas a novos fluxos turísticos e a novos mercados para o Douro e Trás-os-Montes.

"A questão da mobilidade é essencial, o conforto, o termos a garantia de chegarmos do Porto ao Douro num prazo de tempo mais ou menos estipulado, porque isso é indispensável para o desenho dos pacotes turísticos que se fazem", afirmou o responsável à agência Lusa.

Alberto Tapada referiu que a abertura do Túnel do Marão vai permitir fazer um "reajustamento de mercado, da articulação com os operadores que trabalham no Porto e fazer com que o Douro e Trás-os-Montes possam efetivamente beneficiar deste aspeto da proximidade".

Esta nova autoestrada vai encurtar as distâncias, aproximando a região do aeroporto Sá Carneiro e do porto de Leixões.

"Podemos disputar um outro mercado importantíssimo que é o mercado dos cruzeiros transatlânticos, que a bordo já selecionam que experiência vão ter no cais onde vão acostar", salientou.

Referiu ainda que promoção deste território pode ser feita "nos mercados emissores", isto é, acrescentou, "antes de chegarem cá os turistas podem escolher onde e como querem ter esta experiência".

"Podemos ganhar tempo, ser mais fidedignos nos compromissos temporais que se estabelecem, porque é sempre um fator dissuasor, ninguém arrisca porque não sabe se há neve na serra, se há um acidente, enfim, esses imprevistos com que nos confrontamos no trajeto tradicional do Marão", frisou.

O Itinerário Principal 4 (IP4), que atravessa a serra do Marão, é uma via sinuosa, que tem sido palco para vários acidentes ao longo dos anos, e muito vulnerável às condições do tempo, como neve, gelo ou nevoeiro.

Para Alberto Tapada, o próprio túnel, que rasga a serra do Marão ao longo de quase seis quilómetros, é uma "obra de engenharia fantástica" que se poderá transformar também num motivo de atração turística.

Com esta nova via fica concluída a ligação Porto, Vila Real e Bragança por autoestrada (A4).

A Autoestrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.

Percorrer esta nova via vai custar entre o 1,95 (veículos classe 1) aos 4,90 (classe 4).

PLI // MSP
Lusa/Fim

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