Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Cantarinhas e tradições de Pinela inspiram livro infantil

Foi apresentado este fim-de-semana, O livro “Al-Fenim: o Génio das Cantarinhas”. A publicação infantil tem como objectivo dar a conhecer e preservar as tradições de Pinela, no concelho de Bragança.
A semente do projecto nasceu depois da inauguração do Centro Interpretativo da Cerâmica de Pinela, com o objectivo de manter vivas as tradições e memórias da aldeia. 
O autor da ideia e presidente da Junta de Freguesia de Pinela, Alex Rodrigues, juntou por isso no livro de 42 páginas os vários elementos emblemáticos da história da freguesia, para além das cantarinhas. “Como queríamos trazer o livro para a cidade e envolver a população, nomeadamente as crianças, contactei uma docente que me reencaminhou para as autoras e ilustradoras”, explicou Alex Rodrigues. 
Os traços dos mais de 150 desenhos saíram das mãos de crianças do Centro Escolar de Santa Maria, em Bragança, que foram compilados e adaptados pelas ilustradoras Elza Mesquita e Ana Pereira, que criaram a ilustração final.
A edição conta 500 exemplares. 
Para assinalar a publicação do livro, foi ainda criada uma cantarinha careto, com a representação de uma tradição que foi revitalizada este ano. 
Já a Feira das Cantarinhas e de Artesanato terminam hoje, em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário