Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Acção de sensibilização esclarece produtores de vinhos caseiros em Freixo

O município de Freixo de Espada à Cinta organizou na vila a primeira acção de sensibilização da produção e conservação de vinhos caseiros. O objectivo da iniciativa, que teve ontem início, é informar os participantes das técnicas e métodos mais adequados para este tipo de processo de produção vinícola.
No concelho, ainda há muitos produtores a transformar por sua conta parte das uvas colhidas, sendo que o restante produto é vendido para adegas e quintas.

De acordo com Abílio Morgado, da câmara municipal, pretende-se com a acção incentivar a produção de vinho e melhorar a qualidade quando é elaborado de forma mais artesanal.

“Esta acção veio no seguimento de dois concursos de vinhos caseiros que o município organizou. Os produtores chegaram à conclusão que precisavam de ser esclarecidos e obter mais conhecimentos. Pretende-se além de promover os vinhos locais, incentivar os agricultores do nosso concelho a produzir vinhos caseiros de qualidade e estimular a produção e o consumo do vinho”, refere o responsável envolvido na organização deste concurso, adiantando que alguns dos produtores vendem os seus vinhos caseiros para restaurantes.

Segundo a consultora vinícola Lisete Osório, que orienta a formação, a falta de higiene e a má qualidade de conservação são os principais problemas para que os produtores são alertados.

“Percebemos que há pouca utilização de sulfuroso e falta de higiene nas instalações. Vamos alertar os produtores para pequenos pormenores que poderão fazer a diferença na qualidade dos seus vinhos e na conservação. Vamos dar enfase a alguns cuidados a ter na preparação da vindima, no campo, na adega e na utilização de alguns equipamentos e conselho a ter a nível de vinificação de brancos e de tintos e vamos falar sobre trasfegas, arrolhamento, engarrafamento e conservação dos vinhos”, esclarece.

A acção de formação de 6 horas, que surgiu de um pedido dos participantes dos concursos de vinhos caseiros realizados pela autarquia, está a dotar cerca de 16 produtores de vinho caseiro de ferramentas para melhorar este produto. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário