Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Peregrinação em Bragança com motos, carros antigos, bicicletas e a pé

Perto de 250 pessoas vão percorrer os caminhos da fé de mota, carros antigos, bicicleta e a pé, numa peregrinação que parte de vários pontos do Nordeste Transmontano rumo à catedral de Bragança, no sábado dia 03 de Setembro.
O bispo José Cordeiro participa também neste desafio lançado pela Pastoral do Turismo e o número de participantes esperados é o que a logística permite com inscrição gratuita, direito a Kit de apoio e almoço, como explicou à Lusa Alexandrina Fernandes, membro daquele organismo da Diocese de Bragança-Miranda.

Segundo a responsável, haverá peregrinos a partirem das chamadas portas santas da diocese até à principal, em carros antigos de junto da Concatedral de Miranda do Douro, de motos do Santuário dos Cerejais (Alfândega da Fé), em bicicletas do Santuário de Balsamão (Macedo de Cavaleiros) e a pé da Basílica de Outeiro (Bragança).

O serviço Diocesano da Pastoral do Turismo encontrou nesta iniciativa "Ao Encontro da Porta Santa" a forma de chamar as pessoas a participar e responder ao repto lançado pelo papa Francisco que convidou todos a fazer peregrinação neste que a Igreja Católica escolheu como o ano santo da misericórdia.

O simbolismo da peregrinação, como explicou Alexandrina Fernandes citando o papa Francisco, "é o caminho que cada pessoa realiza na sua existência" e atravessar a porta santa, no caso da Catedral de Bragança, "sinal de que a misericórdia é uma meta a alcançar".

"... A peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros..."como resumiu o chefe da Igreja Católica.

A Pastoral do Turismo de Bragança quis fazer no mesmo dia a peregrinação entre todas as portas santas da diocese e escolheu os meios mais adequados às distâncias, com a chegada em simultâneo marcada para as 13:00, de sábado, à Catedral de Bragança.

Esta peregrinação conta com o apoio das câmaras de Bragança e Macedo de Cavaleiros, que vão disponibilizar transporte até aos locais de partida, assim como a parceria de várias associações da região.

Entre os parceiro estão as associações dos Diabéticos do Distrito de Bragança e de ciclismo de Bragança, a associação de caminheiros Enzonas, os Amigos do Campo Redondo, Bbike Bragança, o Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, BikeMorais Giantbragança, OMMA BIKE, Velo Clube de Bragança e Associação Vimont.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário