Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Aldeia de Mogadouro isolada pelas chamas

No dia mais quente do ano em Portugal Continental, esta terça-feira, os incêndios invadiram a região transmontana, em particular os concelhos de Freixo, Moncorvo e Mogadouro, onde uma aldeia ficou isolada pelo fogo.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, terça-feira, dia 6 de setembro, foi o dia mais quente do ano em Portugal continental. E Trás-os-Montes não foi exceção.
Com as temperaturas a aproximarem-se perigosamente dos 40 graus, o concelho de Freixo de Espada à Cinta foi a primeira vítima com mais de 100 bombeiros a tentarem contrariar o crescimento do incêndio na localidade de Fornos. Tendo começado ao final da manhã e, apesar da rápida intervenção dos bombeiros, que foram apoiados por 40 viaturas, a verdade é que não conseguiram evitar o corte do tráfego no cruzamento da Estrada Nacional 220 com a Estrada Nacional 221. Por momentos, a situação foi caótica, como se pode comprovar através da fotografia cedida pelo Fórum Carviçais.
As chamas, inclusive, alastraram-se em duas frentes, na Macieirinha, Torre de Moncorvo, e do outro lado, às portas dos Estevais, concelho de Mogadouro. E se durante a madrugada, o incêndio que deflagrou ontem em Fornos já estava em fase de rescaldo, no concelho de Mogadouro um reacendimento deslocou o incêndio dos Estevais às Minas da Fonte Santa, aonde passou para o outro lado da estrada nacional um pouco à frente da Subestação de Lagoaça. O vento forte complicou e muito o trabalho dos bombeiros, que esta tarde tiveram de cortar ao trânsito a Estrada Nacional 221, que liga Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.
De acordo com a Proteção Civil de Mogadouro, também a estrada municipal que liga a Estrada Nacional 221 a Bruçó está cortada, estando a aldeia isolada pelas chamas que continuam a consumir zonas de mato. Neste momento, encontram-se no local quase 150 operacionais, 54 viaturas e três meios aéreos.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário