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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Governo promete apertar fiscalização à condução e estado de tractores agrícolas

O governo vai apertar a fiscalização à utilização de tractores, depois de nos últimos três anos mais de 270 pessoas terem morrido em acidentes com estas máquinas agrícolas. Só este ano, já se registaram 52 mortes, 5 das quais no distrito de Bragança, devido a acidentes de tractores.
Os Ministérios da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, criaram várias medidas com o objectivo de reduzir os acidentes com vítimas mortais decorrentes da utilização e manuseamento de veículos agrícolas.

Os problemas identificados foram falta ou o uso incorrecto do arco de protecção ou cabina de protecção, o excesso de velocidade e perda de controlo do veículo, o mau manuseamento, por falta de formação adequada e parque automóvel envelhecido sem os necessários equipamentos de segurança.

O grupo de trabalho criado em Junho, que inclui várias entidades, identificou os principais factores de risco para os utilizadores de veículo agrícolas e propôs oito medidas para reduzir acidentes.

Assim, os condutores que não têm licença de condução de tractores vão ser obrigados a frequentar acções de formação sobre segurança, e passam também a ser alvo de maior fiscalização, nomeadamente quanto aos cintos de segurança, arco de protecção e transporte de passageiros. O governo está ainda a estudar a viabilidade de realização de inspecções obrigatórias aos tractores agrícolas, com recurso a Centros de Inspeção Automóvel.

O controlo efectivo de máquinas e tractores no mercado de segunda mão, em especial aos veículos importados e não homologadas em Portugal vai também aumentar, através de regulamentação do processo de atribuição de matrícula, além de ser criado um regime sancionatório associado à não utilização de sistemas de retenção e à imposição de montagem de avisador luminoso especial de cor amarela.

Em 2017, será feita a avaliação de incentivos à modernização do parque de tractores agrícolas, com o intuito de eliminar ou substituir tractores sem estruturas de proteção anti-capotamento e vai ser criada uma plataforma comum de registo de informação relativa a acidentes com tractores e máquinas agrícolas, como forma de identificar os factores que originaram cada acidente.

Vai ser lançada uma estratégia de comunicação e dinamização de campanhas de educação e sensibilização sobre segurança em tractores agrícolas. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

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