Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Vai conduzir no IC5? Tenha cuidados com as raposas, as cobras e os sapos

A concessionária do IC5 lança esta quarta-feira uma campanha para reduzir os atropelamentos de espécies como raposas, cobras e sapos no troço desta estrada que atravessa os concelhos de Mogadouro e Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.
A campanha, explica a Ascendi numa nota distribuída às redações, "tem como objetivo destacar o contributo da fauna autóctone para a sustentabilidade da agricultura e da caça na região do Nordeste Transmontano".

"Não atropele os animais, precisamos deles no campo" e "Quando vir um animal na estrada, deixe-o seguir a sua vida" é pedido em cartazes que vão ser colocados ao longo da estrada que liga a fronteira, em Miranda do Douro, ao Porto, em articulação com a autoestrada A4.

A campanha foi também pensada para os meios de comunicação local, com a mensagem a ser veiculada em rádio, e estará presente ainda nas comemorações do Dia Mundial da Criança com uma peça de teatro pensada para os mais pequenos e no "envolvimento das gerações mais novas".

O espetáculo será apresentado hoje no Auditório do Centro Cultural de Alfândega da Fé e, na quinta-feira, no Auditório da Casa da Cultura de Mogadouro.

A concessionária deste itinerário principal IC5 explica que o objetivo desta campanha é "reduzir o risco de atropelamento de algumas espécies e assim contribuir para a preservação da fauna autóctone transmontana".

A campanha incide sobre três espécies em particular, concretamente sapos, cobras e raposas, e procura "mostrar às populações o contributo positivo que elas trazem à sustentabilidade da agricultura e da caça, atividades das mais relevantes no tecido económico da região".

"A mensagem que se pretende passar é de apelo a que os condutores evitem atropelamentos ou esmagamentos de animais destas espécies, deixando-os seguir os seus caminhos sempre que os avistem na estrada ou nas bermas", sustenta.

A mensagem, segundo a concessionária, será transmitida pelos próprios colaboradores da Ascendi adstritos a essas vias, por entender que "são eles quem melhor conhece a estrada e a sua envolvente natural".

A campanha conta com o apoio das Câmaras Municipais de Alfândega da Fé e de Mogadouro.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário