Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Falta de alimento para as raças autóctones está a tornar a produção insustentável

Há falta de alimentos para os animais por causa da seca e os produtores estão a usar as últimas reservas ou em alguns casos estão a vender os animais. A informação foi avançada pelas Associações Nacional de Produtores Ovinos da Raça Mirandesa e Criadores de bovinos da raça mirandesa.
Está a verificar-se escassez de alimento para os animais bovinos e ovinos no distrito de Bragança, facto decorrente da seca que se faz sentir.

 “Nestes dois últimos anos reduziu-se cerca de 20 % a produção de raça churra mirandesa”, refere Tiago Gama, presidente da direcção da Associação Nacional de Produtores Ovinos da Raça Mirandesa, que acrescenta que a “situação está a ficar insustentável”.

“Não existe alimento para os animais, é uma situação que nunca tinha acontecido, com a escassez de chuva, desde de Setembro e Outubro que foi necessário dar alimento aos animais à mão, facto que não é normal para aquela altura do ano”, acrescentou ainda.

O presidente da Direcção de Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa, João Choupina, informou que a situação está a ser “complicada, a escassez já não é nova, e os produtores estão a aproveitar as reservas do ano passado”.

O Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira disse que existem várias formas actuais de apoiar os agricultores

Uma delas prende-se com o facto de existir uma linha de crédito de apoio aos agricultores, outra medida está relacionada com o facto de os agricultores podem ser apoiados na criação. Regadio de reservas de água, através de candidaturas e que se for necessário o gabinete de crise do Ministério vai auxiliar os produtores com um aviso específico neste sentido.

Também os militantes do CDS-PP estão preocupados com esta temática e por isso enviaram duas questões ao Ministro da Agricultura como explica a deputada na Assembleia do CDS-PP Ilda Araújo Novo.

“Estamos preocupados com as notícias que nos chegaram através da comunicação social e também das declarações da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa e da Associação Nacional de Produtores de Ovinos de Raça Churra Mirandesa. A situação descrita por estas duas associações fez com que nós reforçássemos junto da tutela uma chamada de atenção”, explica a deputada da Assembleia da República do CDS-PP, Ilda Araújo Novo.

Os deputados do CDS PP questionam o governo no sentido  se vai ser adoptada a ajuda para a alimentação animal através de uma subvenção a fundo perdido, como tinha sido proposto em reunião plenária a 21 de Dezembro do ano passado.

Um problema que pode afectar até a própria existência das raças, uma vez que neste momento, no caso da produção da raça churra mirandesa, já há uma diminuição de 20 %. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário