Para que os Caretos de Podence sejam reconhecidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pode vir a ser necessário alargar a tradição também às mulheres.
Assim deixou saber Benjamim Rodrigues, Presidente da Câmara de Macedo que é a entidade responsável pela candidatura dos Caretos de Podence à UNESCO.
“Vamos fazer uma nova candidatura, obedecendo aos apontamentos menos positivos que teria a candidatura anterior. Tem de haver alguma igualdade de género porque, em termos mundiais, é logo um critério para aprovação, e, como tal, poderemos ter de fazer algumas alterações à tradição, sem, no entanto, quebrar a essência do fenómeno.”
Uma alteração significativa à essência dos Caretos de Podence, considera o Presidente daquela associação, António Carneiro.
“Representaria uma alteração significativa para a tradição em si, mas vamos ver.
A própria UNESCO tem a sua forma de pensar.
Neste caso, é o município que está na primeira fila da candidatura no sentido de a levar a bom porto, os Caretos estão cá para ver o que vai acontecer e, se for necessário receber mulheres, temos de nos render às evidências.”
Declarações à margem da sessão de Apresentação Oficial do Entrudo Chocalheiro de 2018, que aconteceu na tarde de domingo em Podence.
João Alves, presidente daquela freguesia, aproveitou a ocasião para reforçar um pedido já feito ao município para aquisição de um terreno onde pretendem construir um Pavilhão Multiusos, o que já faz falta para acolher o número crescente de visitantes que rumam à aldeia todos os anos.
“O pavilhão multiusos, na minha ideia, será todo envidraçado, com vista para a Albufeira do Azibo.
É uma obra que nos faz muita falta porque nesta zona acontecem muitos eventos e não há um espaço condigno para os receber. Havendo ali um pavilhão, poderia ser aproveitado, não só para os eventos da aldeia, mas também para os de Macedo.
A nossa ideia é que o Entrudo Chocalheiro cresça cada vez mais, não só em quantidade mas também em qualidade.
Mais tarde certamente que vamos levar a cabo outras iniciativas, e esse espaço faz muita falta para isso.”
E da parte da autarquia, fica a promessa de o conseguir, porém, é um processo que levará tempo, avança o autarca, Benjamim Rodrigues.
“É uma promessa de adquirir o terrenos está feita e assumida, já estamos a tratar do processo mas, neste momento, embora estejamos no bom caminho, o crescimento das infraestruturas terá se ser mais progressivo e gradual.
Vamos dar apoio à Junta de Freguesia para que possamos dar ainda mais dignidade aos espaço onde se realiza o evento.”
Na mesma tarde, foi ainda feita a apresentação a Moeda Comemorativa da Etnografia Portuguesa de 2017 que homenageia os Caretos de Trás-os-Montes.
Uma série de moedas de coleção criada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda que numa parceria com o Museu Nacional de Etnologia, pretende realçar elementos da cultura Portuguesa, onde os mascarados transmontanos não podiam ficar de fora assim como a escolha dos Caretos de Podence para figurar numa das faces, considera Gonçalo Caseiro, Presidente da Imprensa Nacional Casa da Moeda.
“Os Caretos de Trás-os-Montes são elementos importantes da cultura popular e, portante, é óbvio que teriam de e fazer parte de uma serie de moedas comemorativas.
Mas, de facto, foi a Câmara de Macedo que nos apoiou desde o primeiro momento a conseguir esta obra de arte e, como tal, a figuração destes caretos numa das faces da moeda acaba por ser uma homenagem àqueles que lutam pela preservação desta tradição.”
O Entrudo Chocalheiro vive-se no concelho de Macedo de Cavaleiros até terça-feira, com os caretos a fazerem a festa e o gosto dos milhares de visitantes que são esperado na aldeia de Podence nos próximos dias.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário