Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Queimadas descontrolam-se e originam focos de incêndio no concelho de Bragança

No fim-de-semana ocorreram diversos alertas para os Bombeiros Voluntários de Bragança para apagarem focos de incêndio provenientes de limpeza de terrenos através de fogo.
Estas queimadas tomaram proporções maiores, e foi necessário alertar os Bombeiros, para auxiliar no combate ao fogo. O 2º Comandante dos soldados da paz, Carlos Martins contou que os focos apesar não de serem preocupantes resultam em perdas para a fauna e flora.

“Estes incêndios são maioritariamente em matos de fácil extinção, e também devido às baixas temperaturas que se fazem sentir depois do pôr-do-sol, alguns acabam por auto extinguir-se. No ponto de vista do combate não são incêndios preocupantes, agora há perdas no que toca à fauna e à flora. Os combustíveis têm disponibilidade para arder, apesar de estar frio, não se regista humidade e principalmente nos combustíveis finos. A geada às 10h00 da manhã já desapareceu, fazendo com ardam com facilidade e os combustíveis arbustivos.”

Destacou que é importante ter atenção na realização das queimadas pois estas deveriam decorrer com as temperaturas mais baixas.

“Costuma-se dizer que o fogo é um bom patrão mas é um criado, se não estiverem reunidas as condições para queimar os sobrantes e o mato, não o devemos fazer. Para realizar a limpeza do terreno só usar o fogo onde temos a certeza que ele vai ficar circunscrito aquilo que nós queremos queimar, principalmente nos dias como os que temos visto, com humidades baixas, não se deve utilizar o fogo. Deverá ser esperado que haja mais humidade, ou então fazer a limpeza através do corte”, alerta o 2º comandante do Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins.

Os alertas ocorreram na Quinta da Seara, Caravela, Baçal, Lanção e Alfaião.

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário