terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Cáritas de Bragança vai mudar de instalações e dar lugar a CAT

A Cáritas Diocesana de Bragança vai avançar para a construção de novo equipamento da instituição, a “Casa Cáritas”. Trata-se de um projecto de grande dimensão cuja construção deverá arrancar já nos próximos meses.
O equipamento vai nascer num terreno com 13 mil metros², que foi doado pela Câmara Municipal de Bragança, no bairro do Couto, junto da Rotunda do Caçador para permitir aumentar a capacidade de resposta aos muitos pedidos que a Cáritas recebe, e ao mesmo tempo criar espaços mais funcionais e espaços exteriores mais amplos.

“As obras do novo equipamento irão começar rapidamente, ou já agora em Março ou em Abril. Sentimos a necessidade de ter ovas instalações porque temos muitos pedidos de pais que não têm onde colocar as crianças, principalmente as mais pequenas da creche e do pré-escolar. Temos uma lista de espera e temos necessidade de ampliar as nossas instalações”, explica Joaquina Ramos Tomé, vice-presidente da Cáritas de Bragança.

Actualmente, são 150 as crianças na Cáritas, mas muitas mais não têm vaga.

O espaço também é pequeno para as solicitações nos casos do centro de dia, centro de convívio, actualmente com 30 utentes, e do serviço de atendimento social, “o rosto da Cáritas”, em que por mês se realizam entre 400 a 500 atendimentos sociais de famílias.

Já no edifício onde actualmente funcionam estas respostas da Cáritas, a diocese de Bragança-Miranda vai instalar um Centro de Atendimento Permanente (CAT) destinado à população em risco.

“Contemplará pessoas desalojadas, sem abrigo, ex-reclusos, reclusos em precária, jovens que deixam lares de infância e juventude sem suporte familiar, entre outras situações”, refere a representante da Cáritas Diocesana de Bragança.

Actualmente no concelho existe já uma resposta social nesta área, com capacidade para 12 pessoas. As futuras instalações vão disponibilizar 25 vagas.

O projecto da “Casa Cáritas” foi apresentado esta segunda-feira, no arranque da Semana Nacional, que se assinala entre os dia 26 de Fevereiro e 4 de Março. No âmbito desta semana, a Cáritas de Bragança, promove ainda duas conferências, o peditório de rua, um jantar solidário e vários momentos musicais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário