Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Alunos são cientistas por um dia na Masterclass sobre física de partículas

Ontem decorreu uma Masterclass sobre física de partículas, no Instituto Politécnico de Bragança, onde os alunos do 10º e do 11º ano, do secundário do Agrupamento Escola Emídio Garcia, foram cientistas por um dia.
Alguns dos alunos referem que é uma actividade interessante mas a física não passa pelo seu futuro. 

Maria João Pires, aluna diz “que é uma actividade interessante para nós tentarmos perceber mais a química e a física e pensa que nunca será física".
Ariana Fernandes, aluna afirma “que é interessante, pois temos conhecimento sobre algo que não conhecíamos, apesar de não termos muitas bases neste assunto, conseguimos ter um pouco de mais de cultura sobre este assunto” mas também destaca que não será uma área que vai seguir.
Diogo Carvalho, também aluno destaca “gosto de física mas não é algo que queria continuar no futuro. Gosto pela descoberta do que já há e pela exploração do que já não se sabe”.

A professora Luísa Fernandes da mesma escola defende que esta iniciativa é importante porque permite aos alunos conhecimento mais alargado sobre a física “é importante porque têm outros pontos de vista. Os alunos assistem ao processo da construção do conhecimento científico pois permite dar lhe um limite e uma perspectiva diferente”.

Na manhã de ontem decorreram formações teóricas sobre a física. Uma delas foi ministrada por Pedro Abreu, coordenador do evento, a nível nacional e cientista do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas que explica a importância do evento para os alunos.

“O conceito mais importante é que eles (os alunos) podem ser cientistas. Ao sermos nós cientistas portugueses a falar para eles estamos a dizer porque não tu, uma vez que também nós estamos em escolas secundárias portuguesas” diz Pedro Abreu

Os alunos realizaram experiências em laboratórios. O evento terminou com uma videoconferência internacional com alunos da Hungria, Itália e a Croácia analisando dados reais obtidos no CERN -  Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear que é o maior laboratório de física de partículas do mundo.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário