quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Torre de Moncorvo, vai receber mais uma edição da Feira Medieval com o tema “A Rota do Ferro no tempo de D.Dinis”

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a preparar mais uma edição da Feira Medieval nos dias 13, 14 e 15 de Abril, com o tema “A Rota do Ferro no tempo de D.Dinis”.
Durante três dias, a Vila de Torre de Moncorvo irá respirar a Época Medieval, reatando, assim, um diálogo vivo com as memórias que nos chegam do ambiente vivido no espaço rural do séc. XIII. 

Filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, D. Dinis foi aclamado rei, em Lisboa em 1279, para iniciar um longo reinado de 46 anos. Com as fronteiras definidas, D. Dinis deu continuidade a medidas importantes para afirmação da autoridade do rei, com a construção de castelos, o incentivo ao povoamento e à exploração económica de algumas regiões. 

O fomento económico foi também uma das preocupações de D. Dinis, incentivando a produção agrícola, a exploração de minas e o comércio interno (criando numerosas feiras, por exemplo). Em concordância com esta lógica encontra-se também a promoção de ações de povoamento e a atribuição de forais, outorgando foral a Torre de Moncorvo em 12 de Abril de 1285. 

Moncorvo e o Ferro sempre estiveram ligadas desde que o homem começou a minerar as suas terras. O Ferro extraído de grande qualidade era reconhecido nos cantos do Mundo e de muitas rotas de comércio. A Rota do Ferro no Tempo de D. Dinis, é o tema a retratar nesta edição de 2018, a abordagem teatral terá grande foco nos povos e culturas que cruzavam as ruas e praças desta vila, a troca de cultura, gastronomia e comércio terá destaque nas várias intervenções ao longo dos três dias. 

A organização é da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Grupo Alma de Ferro Teatro, Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo, Paróquias, Juntas de Freguesias, Agrupamento 788 do Corpo Nacional de Escutas, Destacamento da GNR de Torre de Moncorvo, Dragon Force e Escola Municipal Sabor Artes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário