A abertura de uma mina a céu aberto em Retortillo, em Espanha preocupa a Associação de Municípios do Douro Superior que quer o assunto debatido na próxima Cimeira Ibérica entre Portugal e Espanha.
No sábado decorreu uma manifestação em Salamanca, contra a abertura das Minas de Urânio de Retortillo, que se encontra a 40 quilómetros da fronteira portuguesa com a presença de Ambientalistas Portugueses e espanhóis que contestaram a construção a céu aberto de uma mina de urânio pela empresa Berkeley.
Artur Nunes, presidente da Assembleia Geral Associação de Municípios do Douro Superior denuncia este facto uma vez que a sua abertura poderá trazer problemas de natureza ambiental.
“Há a intenção da abertura desta mina de urânio, e que nos preocupa a vários níveis. Um deles é a questão ambiental através das poeiras que podem trazer problemas para nós que estamos deste lado da fronteira. Outros dos problemas é a contaminação das águas uma vez que a lavagem e a extracção vai criar problemas para toda aquela região. Estamos a falar por um lado do Parque Natural do Douro Internacional e por outro Reserva da Biosfera e Alto Douro Vinhateiro”, denuncia o autarca.”
Para o autarca do Município de Miranda do Douro este assunto terá de ser debatido na próxima Cimeira Ibérica e acautelado, devido aos perigos ambientais que o projecto representa “é um investimento que deve ser acautelado do lado português no sentido de proteger as populações da fronteira e alertar estas questões para futuro. É uma decisão ao nível ministerial por isso o ministério do ambiente português e espanhol devem conversar sobre esta matéria, sobre o impacto ambiental e todas estas consequências que pode ter para o território português. O ministério do ambiente espanhol deverá ter em conta que deverá ter sempre em conta que deve consultar o lado português” destaca o autarca.
As Minas de Urânio de Retortillo podem afectar ambientalmente os municípios raianos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.
Escrito por: Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário