sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Há mais vagas para o Instituto Politécnico de Bragança

O Presidente do Instituto Politécnico de Bragança saúda a intenção do governo de abrir mais vagas nas universidades e politécnicos fora de Lisboa e do Porto.
Ontem o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, disse que quer reduzir 5% das vagas nas instituições universitárias das duas maiores cidades do país para levar mais alunos para outras instituições nacionais, ao todo são cerca de 1000 alunos.
Para Sobrinho Teixeira esta é uma medida positiva e de coragem “é uma medida de coragem muito acertada e uma medida acertada e mais eficaz de promover a coesão territorial e portanto o abandono do país tem sido uma constante e há que reverter estas medidas”

Sobrinho Teixeira acredita que o IPB será uma das instituições beneficiadas pela medida que pensa ser a melhor forma de distribuir os alunos pelos vários politécnicos e universidades do país e refere que “é um mecanismo mais eficaz e que menos ónus financeiro tem para o país até porque o IPB vai beneficiar com esta medida” É uma das medidas mais acertadas que este governo poderia tomar”.

Apesar de o IPB não ter registado uma diminuição do número de alunos nos últimos anos, muito por causa da captação de novos públicos como de alunos estrangeiros, o decréscimo de inscrições é a norma nos politécnicos, e as medidas da última década não têm resultado, sustenta Sobrinho Teixeira “embora há dez anos que temos a limitação do número de vagas, em Lisboa e no Porto este número têm aumentado por outros regimes e por outras vias. O efeito que se pretendia que o país concentrasse os alunos todos nestas duas cidades não tem tido reprodução na realidade. Por isso é que me parece que esta medida que era necessário uma medida adicional que revertesse esta realidade.

A medida ainda está em discussão, mas a ideia é que entre em vigor já no início do próximo ano lectivo.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário