Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Há mais vagas para o Instituto Politécnico de Bragança

O Presidente do Instituto Politécnico de Bragança saúda a intenção do governo de abrir mais vagas nas universidades e politécnicos fora de Lisboa e do Porto.
Ontem o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, disse que quer reduzir 5% das vagas nas instituições universitárias das duas maiores cidades do país para levar mais alunos para outras instituições nacionais, ao todo são cerca de 1000 alunos.
Para Sobrinho Teixeira esta é uma medida positiva e de coragem “é uma medida de coragem muito acertada e uma medida acertada e mais eficaz de promover a coesão territorial e portanto o abandono do país tem sido uma constante e há que reverter estas medidas”

Sobrinho Teixeira acredita que o IPB será uma das instituições beneficiadas pela medida que pensa ser a melhor forma de distribuir os alunos pelos vários politécnicos e universidades do país e refere que “é um mecanismo mais eficaz e que menos ónus financeiro tem para o país até porque o IPB vai beneficiar com esta medida” É uma das medidas mais acertadas que este governo poderia tomar”.

Apesar de o IPB não ter registado uma diminuição do número de alunos nos últimos anos, muito por causa da captação de novos públicos como de alunos estrangeiros, o decréscimo de inscrições é a norma nos politécnicos, e as medidas da última década não têm resultado, sustenta Sobrinho Teixeira “embora há dez anos que temos a limitação do número de vagas, em Lisboa e no Porto este número têm aumentado por outros regimes e por outras vias. O efeito que se pretendia que o país concentrasse os alunos todos nestas duas cidades não tem tido reprodução na realidade. Por isso é que me parece que esta medida que era necessário uma medida adicional que revertesse esta realidade.

A medida ainda está em discussão, mas a ideia é que entre em vigor já no início do próximo ano lectivo.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário