Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Mogadouro com novo Gabinete de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica

O concelho de Mogadouro vai ter um Gabinete de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica (GAVVD), que tem por objetivo ajudar a prevenir e combater situações de violência de género e doméstica, indicou hoje fonte da autarquia.
O GAVVD do concelho de Mogadouro resulta de um protocolo assinado ente o município e a Associação de Socorros Mútuos do Artistas de Bragança (ASMAB) e insere-se no plano governamental da denominada Estratégia de Territorialização das Políticas Públicas, implementado pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

Segundo as entidades promotoras, o objetivo da iniciativa passa por desenvolver um trabalho em rede para o apoio e proteção das vítimas em todo o território nacional e neste caso, no Nordeste Transmontano.

"Este protocolo vai permitir que uma esquipa de técnicos esteja, pelo menos um dia por semana, no concelho de Mogadouro para o atendimento e aconselhamento as vítimas de violência domésticas ou de género", disse à lusa o presidente da ASMAB, Alcídeo Castanheira.

Outro dos pontos a reter no protocolo assinado, entre as duas entidades, passa por prestar apoio à população mais idosa do concelho que poderá "estar mais desamparada".

"O concelho de Mogadouro é o segundo do distrito de Bragança a receber este tipo de gabinete. O primeiro foi o concelho de Vinhais, onde temos atingido bons resultados nesta em matéria de prevenção de violência doméstica e de género", frisou o responsável.

Por seu lado, a técnica da ASMAB, Teresa Fernandes, referiu que tem havido períodos de aumento de situações onde a violência doméstica "é mais visível", contrapondo "com outros de estagnação".

"No período de 2016, para 2017, o que verificamos é que houve estagnação nos números de queixas-crime apresentadas relativas à violência doméstica. Aqui há também um trabalho de desocultação deste fenómeno, fruto do trabalho que tem vindo a ser feito juntas das comunidades", vincou.

Este protocolo vai permitir realizar ações de sensibilização dos técnicos locais e os seus respetivos organismos.

Já o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães disse que era imperioso alargar o campo de ação dos serviços sociais do Espaço Mais - Mogadouro Apoia a Inclusão.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário