Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Figueira de Castelo Rodrigo passa a integrar a Associação de Municípios do Douro Superior

A Associação de Municípios do Douro Superior integra um novo membro: Figueira de Castelo Rodrigo. Esta Associação de Municípios, é actualmente constituída pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e ainda Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.
Passa agora a contar com um sexto elemento com o objectivo de unir os territórios do douro Internacional e do Douro Vinhateiro.

“Com o Douro a unir-nos, mostrar que há vários «douros» e unir o douro internacional com o douro vinhateiro e juntar estes seis municípios por forma a darmos a conhecer a diversidade no meio desta unidade que é o rio que nos une. Por muito que nós tentássemos no meio desta estratégia, que foi desde o início esta união do Douro Vinhateiro com o Douro Internacional. A verdade é que carecia sempre de um elemento fulcral que era Figueira de Castelo Rodrigo. Estes seis municípios têm esta estratégia que não é só turística, é também regional e transfronteiriça” como salientou Nuno Gonçalves, presidente da associação de municípios do Douro Superior.

Um dos projectos já apontados é a recuperação do canal da antiga linha ferroviária do Sabor para aproveitamento turístico, que pode com a entrada de Figueira de Castelo Rodrigo ganhar uma dimensão internacional, já que abre a hipótese de integração da estação de Barca D’Alva no projecto junto à fronteira com Espanha.

“Esta estratégia visa desde logo a recuperação da linha do Sabor ligando-a desde Miranda do Douro até Torre de Moncorvo, numa recuperação e despois estende-la até Pocinho e depois se possível integra-la em rotas turísticas que possam ir até Barca d’Alva. Teremos um conceito daquilo que queremos nas diversas rotas numa única rota, a rota do Douro Superior, para dar a conhecer aos turistas o que é o Douro.”, conta  Nuno Gonçalves

Desenvolver uma estratégia de promoção turística do Douro Superior é o grande propósito do alargamento desta associação de municípios, assim como aproveitar os fundos comunitários para este território.

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário