Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Mais de 20 mil pessoas rumaram a Podence para viver o Entrudo Chocalheiro

Mais de 20 mil pessoas rumaram à aldeia de Podence nos últimos quatro dias para viver a folia do Entrudo Chocalheiro.
Um número que bateu todos os recordes e superou expectativas, como avança António Carneiro, Presidente dos Caretos de Podence.

“Mais um sucesso para o Entrudo Chocalheiro. Este ano superou todas as expectativas. Pensamos que mais de 20 mil pessoas visitaram uma aldeia que tem 200 habitantes. É para nós motivo de muito orgulho. Os quatro dias foram muito grandes, com muita gente a visitar esta terra e este território que é magnífico. Vem cada vez mais gente, de ano para ano, é o que notamos. Em 2017 a sementeira foi muito grande e agora estamos a colher esses frutos. É para continuar e tentar melhorar este evento que consegue atrair milhares de visitantes de Norte a Sul do País.” 

De Norte a Sul do País, milhares de visitantes quiseram comprovar a folia dos caretos e viver, alguns pela primeira vez, o carnaval mais genuíno de Portugal.

“Somos de Guimarães e é a primeira vez aqui no carnaval de Podence. Estou a gostar, é o que estava à espera. Essencialmente os chocalhos, andar para trás e para a frente, animar a malta, era o que estava a contar, não esperava outra coisa. Os caretos não metem medo, só os chocalhos magoam um bocadinho. Para o ano é para voltar, espero bem que sim.

Somos de Gondomar e vimos cá muitas vezes por causa dos caretos. Vem muita gente, encontramos pessoas de vários pontos do país. Há cá pessoas do Porto, Santo Tirso, Maia, Matosinhos, isto é conhecido por Portugal inteiro. 

É a primeira vez neste carnaval, sou de Lisboa. Os caretos não assustam, quando me vêm chocalhar eu chocá-lho também; é uma tradição muito interessante.” 


Também o comércio não pôde faltar. Licores, fumeiro e artesanato distribuídos em stands a oferecerem o que de melhor se faz na região.

“Já é a décima segunda vez que participo, tem vindo a evoluir de ano para ano o negócio. Aqui vendo produtos caseiros, da horta e outros que são transformados, bolinhos, licores de fruta.

Tenho artesanato, são coisas que faço. Este evento está mais vocacionado para comes e bebes do que para artesanato.

Vendo de tudo um pouco. Folar, pão, doces, azeite, casulas. Já participo desde que abriu até hoje. O pessoal não desiste disto, porque anima a malta e estes desfiles são bonitos, sem dúvida.

Já participo há cerca de cinco anos, gosto muito, é divertido. Vem muita gente, de Norte a Sul do País, é impressionante, uma loucura de gente. Hoje trouxe um produto novo que teve muita saída e esgotou logo. Um produto para apostar no próximo ano, que fez muito sucesso.” 

E os mais pequenos querem ser caretos cada vez mais cedo e admitem que as pessoas não têm medo de ser chocalhadas.

“Sou careto há dois anos, porque gosto e sempre quis. Chocalho muitas pessoas mas elas não têm medo.” 

Mascarados e de chocalhos à cintura, com cada vez mais foliões. É o fim de mais um Entrudo Chocalheiro em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário