Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Município de Alfândega da Fé e Bombeiros Voluntários assinam protocolos de colaboração para obras de requalificação e transporte de doentes oncológicos

O Município de Alfândega da Fé vai apoiar a realização das obras de requalificação do quartel dos bombeiros. Recentemente, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé iniciou obras de remodelação e ampliação do quartel, no valor de 371 mil euros financiados a 85% pelos fundos comunitários. Cerca de 55 mil euros (15%) vão ser comparticipados pela autarquia.
Este apoio surgiu pela necessidade que existia em melhorar as condições do edifício. Projetado há já vários anos, o quartel dos bombeiros de Alfândega da Fé encontrava-se desajustado para fazer face a um crescente número de atributos operacionais. As instalações não possuíam camaratas femininas e a cobertura já dava sinais de degradação, pelo que a intervenção tinha que ser feita.

Também estão a ser feitas obras para melhorar as acessibilidades e o serviço de atendimento ao público. Em vista está também a melhoria da eficiência energética do quartel, adotando sistemas de aproveitamento das energias renováveis para o funcionamento do edifício como a produção de águas quentes sanitárias e de energia para autoconsumo. Intervenções que a autarquia vai apoiar, comparticipando a parte não financiada pelos apoios comunitários.

Transporte de doentes oncológicos de Alfândega da Fé vai ser realizado pelos Bombeiros Voluntários

O Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé assinaram também um protocolo de colaboração para o transporte de doentes oncológicos. Desde 2013 que a autarquia assegura deslocações semanais de doentes para os IPO do Porto e Coimbra. A partir de agora, o transporte será efectuado pelos bombeiros voluntários mas os custos das viagens vão continuar a ser suportados pelo Município.

Esta alteração prende-se com o facto de os bombeiros possuírem melhores condições materiais e humanas para assegurar o transporte de doentes. Desta forma a autarquia garante a continuidade do apoio prestado aos doentes do concelho para a realização de consultas ou tratamentos oncológicos, mas em melhores condições e com a frequência necessária.

Recorde-se que em 2013 o Ministério da Saúde deixou de comparticipar o transporte de doentes, altura em que várias pessoas do concelho deixaram de ir às consultas ou aos tratamentos por falta de recursos financeiros. Face a essa situação, a Câmara Municipal decidiu apoiar o transporte dos utentes, garantindo o acesso aos cuidados de saúde de todos os doentes oncológicos do concelho. Apoio que custa ao município cerca de 2 mil euros por mês e que é agora melhorado com o transporte a ser efetuado pelos bombeiros voluntários, numa viatura própria para transporte de doentes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário