Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Olivais de Sequeiro: conselhos e práticas em destaque na AgroCaça

A correta manutenção das oliveiras é essencial para uma maior e melhor produção de azeitona.
As conclusões são de Manuel Teixeira, Professor e Investigador do Centro de Investigação de Montanha no IPB.

“Tudo isto que nós falamos aqui, as podas, os adubos, a gestão do solo e outras, contribuem para que, de facto, numa determinada área e com  uma determinada estrutura de custos se possa obter mais produção e, se possível, de melhor qualidade.

Todos os aspetos aqui abordados desde a poda, a adubação e a gestão do solo, todos eles contribuem, se forem bem feitos, para uma melhor produção e para penalizar a produção se forem mal feitos.

Infelizmente, na região ainda se vêm práticas muito mal executadas.”

Declarações à margem da AgroCaça, uma feira local que aconteceu durante o fim-de-semana na aldeia de Limãos, Macedo de Cavaleiros, e que deu espaçam a uma palestra onde foram abordados vários assuntos ligados ao cultivo de olivais de sequeiro.

Uma troca de conhecimento que o investigador considera importante para que com várias opiniões se possam fazer mais progressos nessa área.

“São necessárias sessões deste género para que as pessoas tenham apareçam para discutir e trocar opiniões porque só com a ideia de todos e com a discussão em conjunto é que conseguimos fazer progressos.

Nós trazemos uma perspetiva académica, de investigação, mas também reconhecemos o mérito e o valor de quem vê as coisas no dia a dia.

Portanto, só com esta troca de ideias e conhecimentos é que se pode, de alguma forma, perspectivar o melhor futuro.”

Quanto ao certame, foram dois dias dedicados à venda de produtos da terra.

Uma aposta para continuar, considera Manuel Rodrigues, secretário da Junta de Freguesia de Salselas, Limãos e Valdrez.

“A edição deste ano parece-me que está a correr bem, podia ser melhor mas, dentro do possível, está bem.

As pessoas procuram um pouco de tudo neste certame que queremos que continue nos próximos anos.”

Um fim-de-semana de festa naquela aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, que terminou com animação ao cargo do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário