Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Triquinose em carne de caça maior. Detectada Trichinella em javalis abatidos em Bragança e Vinhais

Foi detectada a presença de larvas de Trichinella spp., em javalis abatidos em três zonas de caca localizadas nos concelhos de Vinhais e de Bragança. “O consumo de carne obtida destes animais constituium grave risco para a saúde humana”, diz a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.
A descoberta foi feita no contexto da aplicação do Plano de Vigilância Sanitária em Caca Maior, implementado em colaboração como ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e com organizações do sector da caça.

A triquinelose é uma doença parasitária transmissível dos animais ao homem através do consumo de carne infectada com larvas do parasita e integra a lista de doenças de declaração obrigatória nacional e a lista de doenças notificáveis à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Para além do homem, os suínos, os solípedes, os javalis e outros mamíferos podem ser infectados por Trichinella spp, alerta fonte do ICNF.

Condicionamentos à comercialização e consumo
Assim, face ao potencial risco associado ao consumo desta carne de caca selvagem quando não é sujeita a inspecção sanitária em estabelecimentos de manipulação de caca selvagem aprovados, a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu mesmo uma Nota Informativa AQUI.

Segundo a DGAV, “o consumo de carne obtida destes animais constituium grave risco para a saúde humana”. E adianta que “é expressamente proibida a colocação no mercado, ou a cedência a outrem e a qualquer título, de peças de caça selvagem maior e suas carnes, caso não tenham sido previamente inspeccionadas num ‘estabelecimento de tratamento de caça’ aprovado”.
O autoconsumo de carne de caça maior decorre sob responsabilidade do próprio caçador, devendo estar consciente que esta prática é susceptível de constituir risco para a sua saúde e dos seus familiares, pelo que não se recomenda o consumo destas carnes sem terem sido, primeiro, submetidas a inspecção sanitária, acrescenta aquela Direcção.

Carlos Caldeira
Agricultura e Mar Actual

Sem comentários:

Enviar um comentário