Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de maio de 2018

PINTA foi inaugurado representando um investimento de um milhão de euros

O presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, disse hoje que o PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura pretende ser um equipamento que vai valorizar as ruralidades, as tradições e a natureza do concelho.
Este equipamento foi hoje inaugurado, uma década depois de ter sido idealizado e tem a dimensão do próprio concelho, num investimento de um milhão de euros que pretende promover os valores naturais, culturais, patrimoniais e humanos deste território raiano.

"O PINTA" é um ponto de partida para a descoberta e também um lugar de aprendizagem e educação. Este projeto é ambicioso e só o poderíamos concluir com recurso a fundos comunitários, e estes processos levam o seu tempo", explicou o autarca transmontano.

Segundo os promotores do PINTA, o concelho de Vimioso tem 40% da sua área em Rede Natura 2000, "que é preciso aproveitar e interpretar em benefício deste território".

O PINTA conta com o Centro Expositivo da Rede Natura 2000, considerado um recurso de apoio e uma plataforma de incentivo à visitação do território do concelho de Vimioso, no distrito de Bragança.

"Quem pretender visitar Vimioso, onde a biodiversidade, as tradições e suas gentes são singulares, poderão orientar-se a partir do PINTA. O equipamento está dotado de vários equipamentos multimédia que ajudam a perceber o território, contemplando uma montra dos produtos endógenos e artesanato", indicou Jorge Fidalgo.

Outra das atrações do PINTA é o Centro de Atividades Lúdico-pedagógicas do Burro de Miranda, que pretende dar a conhecer esta raça protegida e ser uma espaço de lazer e aprendizagem para conhecer estes animais e os seus benefícios na utilização de processos terapêuticos, como é caso asinoterapia e asinomeditação.

Para a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, que esteve presente na cerimónia, o PINTA é uma homenagem às pessoas de Vimioso e aos transmontanos.

"Os habitantes deste território conseguiram acreditar de forma prescrevente que o património que construíam com as suas atividades um dia seria reconhecido. De facto, vale a pena fazer quilómetros para aqui chegar e logo percebemos a grande diversidade de uma terra que não está abandonada, já que há sobreiros, castanheiros e lavoura", observou a governante.

O projeto do parque Ibérico contou, recentemente, com a aprovação de uma candidatura a fundos do Portugal 2020, no montante de 250 mil euros que contribuiu para a criação do centro expositivo da Rede Natura 2000 e para a promoção da marca "Vales de Vimioso" com a oferta de várias atividades turísticas e de lazer ao longo de todo ano.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário