Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Bienal de Cerveira em Alfândega para homenagear José Rodrigues

Alfândega da Fé vai ter um Pólo da Bienal de Cerveira. A iniciativa chega a Alfândega da Fé a 11 de Agosto, para assinalar os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.
Ágata Rodrigues, directora da Fundação José Rodrigues e filha do escultor com raízes em Alfandega da Fé, explica que “a partir a proposta do município de intensificar o trabalho ligado ao escultor, pensou-se criar sinergias que tivessem a ver com José Rodrigues, que foi um dos fundadores da Bienal, por isso teria todo o cabimento criar um pólo aqui”.

A exposição que chegará a Alfândega vai chamar-se “20 artistas na casa”. O pólo, que se instalará na casa da cultura que tem o nome do artista, vai permanecer durante dois meses, “mais tempo do que a Bienal, para poder chegar à comunidade escolar” e será uma curadoria de artistas que já participaram ao longo destes 40 anos na Bienal. Haverá ainda outras surpresas que serão reveladas em Agosto, no entanto, é já certo que a colaboração com a iniciativa cultural de Vila Nova de Cerveira vai perdurar, esperando-se que de 2 em 2 anos haja sempre em Alfândega da Fé um pólo.

Segundo Berta Nunes, autarca local, a iniciativa faz parte do “objectivo de preservar a memória do mestre José Rodrigues”. “O mestre José Rodrigues é uma figura que merece ser recordada, estudada e valorizada e ainda há muito para se descobrir na sua obra extensa. Sabemos que ao promover a ligação ao mestre estamos a tornar Alfândega um território com mais notoriedade e com essa componente cultural importante para a atracção dos territórios”, destacou.

Durante os três dias da Festa da Cereja, realizaram-se várias oficinas de arte, orientadas por artistas ligados à Bienal.

Teatro e as Serras com pólo em Bornes


Um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo de 2017, com um apoio de 90 mil euros, “O Teatro e as Serras”, iniciativa da companhia Filandorra, foi apresentado na Festa da Cereja. O Pólo de Criação da Serra de Bornes vai ser o primeiro instalado, de entre os cinco existentes: Padrela, Alvão/Marão, Gerês e Montesinho. “Foi em Alfândega que o projecto foi escrito. À Serra de Bornes liga-se o conceito de Pires Cabral”, já que integra um conto do autor, cuja obra servirá de base para o trabalho que ao longo de 6 meses vai envolver as comunidades locais, explicou David Carvalho, director da companhia. O espectáculo criado, que estreia em Novembro, em Sambade, será apresentado em aldeias e vilas, mas também em grandes centros urbanos ou no estrangeiro.


O Director Regional da Cultura do Norte, António da Ponte, considera que este projecto é um exemplo de cultura “que parte e regressa à comunidade”.

O responsável salientou que este ano o OPP tem mais 2 milhões para apoiar projectos, ascendendo a verba disponível total a 5 milhões de euros, e se em 2017 houve 500 candidaturas, este ano são já quase 700.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário