Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 16 de junho de 2018

Dia Aberto ao Conhecimento pretende aproximar a tecnologia i4.0 às pequenas e médias empresas

No âmbito do Dia Aberto ao Conhecimento, o Brigantia Ecopark acolheu, ontem, uma demonstração da indústria 4.0, também conhecida com a quarta Revolução Industrial. Uma verdadeira mostra das tecnologias para automação e troca de dados através da utilização de sistemas ciber-físicos,  internet das coisas e computação em nuvem.
Como se trata o grande volume de informação associado às tecnologias i4.0? Como se processa a interacção entre humanos e robôs? E como se pode prever a redução de paragens nas fábricas? Foi isto que se pôde conhecer nas cinco bancadas instaladas no Brigantia Ecopark no âmbito do Dia Aberto ao Conhecimento. A promoção desta indústria pretendeu dar a conhecer às empresas as potencialidades e oportunidades inerentes ao recém-criado Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente do Instituto Politécnico de Bragança, conforme explica o presidente eleito do IPB, Orlando Rodrigues.

“As tecnologias i4.0 têm um elevado potencial de melhorar a competitividade das nossas empresas. Elas estão, frequentemente associadas às grandes empresas industriais e existe a ideia que elas não podem ser facilmente adaptadas às pequenas e médias empresas e portanto, o que nós queremos demonstrar é precisamente o contrário. Fizemos um conjunto de bancadas testes demonstrativas que os alunos e os empresários estão a visitar neste momento que pretendem simular essas tecnologias de forma muito evidente”, contou Orlando Rodrigues.

O Dia Aberto ao Conhecimento, uma iniciativa do IAPMEI e do Instituto Politécnico de Bragança, contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No âmbito do roteiro pelos Fab Labs, instalados em Portugal, Maria Fernanda Rollo destacou a investigação feita pela instituição, assim como o reconhecimento internacional que hoje em dia tem: “estamos ligados a uma das instituições do nosso país de referência e que é reconhecido internacional”, destacou Maria Fernanda Rollo.

A Secretária de Estado encerrou o Dia Aberto ao Conhecimento com a apresentação da campanha "Não Desistas de Ti", que se insere no programa "Estudar mais é preciso". Este, é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que surgiu para aumentar a qualificação e sensibilizar para as vantagens de um curso superior.


Escrito por Rádio Brigantia
Foto: CeDri
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário