Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

IPB e UTAD aumentam vagas no próximo ano

O Instituto Politécnico de Bragança tem disponíveis quase mais 100 vagas para o próximo ano lectivo em relação a 2017/2108. Já a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem mais 70.
O ministério do Ensino Superior determinou reduzir 5% das vagas no Porto e Lisboa para aumentar nas restantes instituições.
Segundo o vice-presidente do IPB, Luís Pais, é essa a percentagem de crescimento nesta instituição de ensino.
“O Politécnico de Bragança seguiu essa directiva e houve um aumento de 5% das vagas. Passamos de 1908 o ano passado para oferecer 2003 vagas este ano”, adiantou.
Ao contrário do que aconteceu com as universidades, os politécnicos chegaram a acordo para que as vagas reduzidas em Lisboa e Porto apenas se distribuíssem pelas instituições do interior
“Houve um acordo entre as instituições politécnicas, que as instituições que se localizam no litoral, embora fora de Lisboa e Porto, que poderiam aumentar o número de vagas, mas houve um acordo no sentido que essas instituições não aumentariam as vagas, isso só aconteceria nas instituições do interior de forma que a diminuição de vagas em Lisboa e no Porto revertesse maioritariamente para o interior e não para outras cidades do litoral”, referiu.
Segundo Luís Pais, o aumento de vagas aconteceu maioritariamente nas áreas de engenharia e tecnologias de informação.
“O IPB procurou respeitar o despacho do governo e aumentou as vagas em duas áreas prioritárias nas quais há carências de diplomados, em áreas de engenharias e tecnologias de informação”, adiantou.
O IPB tem este ano mais 5% de vagas, tendo um total de 2003 lugares para novos alunos ao passo que o ano passado recebeu 1908 caloiros. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário