Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Izeda poderá receber alunos de Macedo de Cavaleiros

Alunos de algumas freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros poderão passar a frequentar a Escola Básica de Izeda, no concelho de Bragança. Serão entre 15 a 20 alunos das localidades de Talhas, Bagueixe, Gralhós, Talhinhas e Vinhas, aldeias limítrofes de Izeda, que em alguns casos passam mesmo pela localidade de Izeda nas deslocações para a escola, em Macedo de Cavaleiros.
O acordo já começou a ser estabelecido entre os presidentes de Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, como adiantou o responsável autárquico deste Izeda. "Tivemos uma reunião com o actual executivo da câmara de Macedo de Cavaleiros. Temos esse parecer favorável, falta agora falar com a câmara de Bragança para agilizarmos esses pormenores", esclareceu.

Esta era uma reivindicação antiga do presidente desta união de freguesias e que poderá ser implementada já no próximo ano lectivo. "É um grande avanço para nós porque a nossa escola, tal como todas as escolas do interior está a perder alunos de ano para ano e não se justifica que esses alunos andem mais uma hora e um quarto de manhã e outra à tarde quando podiam ficar em suas casas a repousar", disse.

Razões apontadas também pelo autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamin Rodrigues para tomar esta decisão. "As aldeias mais distantes do concelho de Macedo de Cavaleiros obrigam, nomeadamente no inverno, a vir para a rua apanhar um autocarro e que têm que fazer um trajecto com várias paragens para estar às oito horas em Macedo é inviável", afirmou o autarca macedense.

Apesar de haver uma retirada de alunos das escolas de Macedo, o autarca acredita que este tipo de organização é mais benéfica. "Este tipo de organização que estamos a fazer aqui beneficia toda a gente. Neste momento, Macedo está estável em termos de alunos mas temos outra componente que vai ajudar, são alunos do concelho de Mirandela que têm melhores acessos para Macedo e podem vir para aqui", explicou Benjamim Rodrigues.

A escola de Izeda, recebe alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos e tem vindo a perder alunos de ano para ano.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário